Se tem uma bebida que é amada pelos brasileiros é o famoso cafezinho. No café da manhã, no pós almoço e no lanche da tarde, ele é sempre um dos acompanhamentos preferidos. Muitos dizem que ele é ótimo para dar aquele ânimo que a gente precisa, outros falam que pode causar dor de cabeça.
Para desvendar esse e outros mistérios, em volta desse grão, resolvemos fazer uma listinha de mentiras e verdades sobre o café. Mas antes, que tal conhecê-lo um pouco mais?


Conhecendo mais sobre o café


Essa plantinha incrível nasceu lá na Etiópia, mas foi através da Arábia que seus grãos começaram a ficar conhecidos mundo afora. Foi também pela Arábia que o nome café foi dado, que em árabe é gahwa.
O processo de torrar os grãos, para transformar em bebida, acontece somente no século XVI, na Pérsia, chamando a atenção da Europa, que leva o café para os lares europeus em 1615. Depois de mais de cem anos, em 1727 precisamente, é que o Brasil conhece todo seu aroma e sabor indescritível, virando um dos produtos mais cultivados e consumidos em nosso país.


Verdades e mentiras sobre o café


“Café ajuda a despertar, logo pela manhã.”
Mentira. A gente tem, naturalmente, um reloginho interno, chamado relógio circadiano. Ele ajuda a regular nossos hormônios, dentre eles o cortisol, que deixa a gente mais “ligado”. É justamente entre o horário entre 08h e 09h da manhã, que o cortisol é liberado com maior intensidade. Então, naturalmente, já ficamos mais acordados nesse horário.
Quem opta por beber café logo pela manhã, em desjejum, traz o efeito contrário, porque nosso corpo vai produzir uma maior resistência à cafeína. A cafeína pode ser um “substituto” quando o cortisol está em baixa, mas não é tão necessário logo pela manhã.


“Café causa dor de cabeça.”
Mentira. Dentre as propriedades da cafeína está a capacidade de dilatar os nossos vasos sanguíneos. Por isso acredita-se que o café até poderia ajudar a aliviar e não causar mais desconforto.


“Tomar café logo após as refeições faz mal.”
Verdade. A cafeína pode cortar o efeito da absorção de alguns nutrientes, dentre eles o ferro e o cálcio. Por isso o indicado é consumir o café, o mate e o chá-verde, de 1 a 2 horas após o almoço, lanche e jantar.

“Café causa insônia.”
Depende. A cafeína tem sim uma propriedade estimulante em nosso organismo, mas se consumida em doses abaixo de 400 mg diários, não vai impedir você de dormir bem.


“Crianças não pode tomar café.”
Verdade. Como dito anteriormente a cafeína pode comprometer a absorção de alguns nutrientes, dentre eles o cálcio, o ferro e a vitamina c, importantíssimos para o desenvolvimento dos pequenos. Caso a criança queira experimentar, só aquelas com idade a partir de 6 anos e com muita moderação.


“Valda Friends Café não contém glúten.”
Verdade. Além do sabor incrível do café nas pastilhas de mentol que todo mundo ama, Valda Friends Café também não contém glúten e não tem adição de açúcar!

Fontes:

https://www.reservagourmet.com.br/conteudo/o-que-e-cafe/47
https://revistacafeicultura.com.br/?mat=28178
https://www.natue.com.br/natuelife/mitos-e-verdades-sobre-o-cafe.html https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Gastronomia/noticia/2018/03/descubra-os-10-mitos-e-verdades-sobre-o-cafe.html
https://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/3468/voce-provavelmente-esta-tomando-seu-cafe-do-jeito-errado-saiba-por-que?utm_source=next_article
https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2014/02/cafe-logo-ao-acordar-nao-ajuda-despertar.html

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