Uma das épocas mais quentes do ano já, já vai aparecer e junto a ela, a vontade de aproveitar o dia ao ar livre no parque, pegar um bronze na areia, marcar um churrasco com a família e os amigos na piscina…

Mas, com a maior exposição aos raios solares e o aumento da temperatura, cuidados com a nossa saúde precisam estar também nessa lista.

Cuidados com a pele

A pele é a primeira a sentir os efeitos do sol. Por isso, durante o verão, a proteção precisa ser redobrada.

O uso do filtro solar é essencial durante todo o ano, mas durante essa estação é ainda mais importante. Os dermatologistas recomendam o uso do protetor solar FPS 30, tanto para o uso diário quanto para a ida à praia e piscina. Aplique o produto 30 minutos antes de se expor ao sol, e não se esqueça de incluir mãos, orelhas, nuca e pés.

As roupas também merecem atenção. Durante esse tempo, escolha peças de algodão, especialmente para as atividades ao ar livre. Os materiais sintéticos bloqueiam somente 30% da incidência solar. Óculos de sol e chapéus também são indispensáveis.

Cuidados com o cabelo

Com tanto mergulho no mar ou na água da piscina, os nossos fios acabam ficando bastante ressecados. Para deixar as suas madeixas protegidas, lembre-se de jogar uma água potável nos cabelos assim que sair da praia ou da piscina.

Já existem, no mercado, cremes com fator de proteção solar, e é sempre bom aplicar antes de sair ao sol. Aplique nos fios secos ou úmidos, 30 minutos antes. Fazer a famosa hidratação semanal é também mais que bem-vinda.

Cuidados com o corpo

A saúde, principalmente, precisa ter um tratamento especial no verão. Manter o corpo hidratado é uma das regras básicas, bebendo, pelo menos, 2L por dia. Aproveite para se alimentar de alimentos ricos em água, como melancia, melão, chuchu, batata e abóbora.

Por falar na alimentação, as comidas leves, como vegetais, frutas e massas, devem ser incluídas no cardápio. É muito importante optar por alimentos que sejam de fácil digestão durante essa época, porque o trabalho excessivo feito pelo estômago acaba dificultando a eliminação do calor pelo corpo.

Bebidas com cafeína, e com muito açúcar, devem ser evitadas, porque elas fazem com que você perca ainda mais o líquido corporal.

Com essas dicas, você vai aproveitar essa época do ano muito bem e com a saúde em dia.

Escreva um comentário