Adquirir um novo hábito é mesmo difícil. Exercício físico então nem se fala! A preguiça, muita vezes, fala mais alto e você acaba inventando todo o tipo de desculpa para não correr, malhar ou treinar.

Mas temos aqui algumas dicas que podem ajudar você a dar o start nesse projeto pessoal e vencer nesse jogo!

Primeiro: como criar um novo hábito?

Alguns estudiosos do tema apontam que o hábito segue três etapas: o ponto de partida, a rotina e a recompensa. O ponto de partida é o que faz você dar o primeiro passo para começar a repetição. Pode ser, por exemplo, o desejo de ganhar imunidade, porque você está sempre pegando uma gripe.

A rotina são os costumes que você vai inserir no dia a dia para completar esse objetivo. A corrida pode ser uma alternativa. Então você decide começar correndo, todo dia, 1km.

A recompensa é o prazer que vem quando você consegue o que quer. Terminar a corrida de 1km, que você estabeleceu, torna você já um(a) vencedor(a). E essa sensação de dever cumprido faz com que você queira atingir metas maiores, como terminar uma maratona de 10km.

Existem alguns truques para fazer com que o hábito fique com você. Até porque a preguiça pode aparecer sem avisar. Vamos a eles?

Divida as etapas do treino

Vamos pegar de novo o exemplo da corrida. Você estabeleceu um número x de quilômetros para percorrer. Que tal alternar entre corrida e caminhada? Correu tantos metros, mude para uma caminhada de alguns segundos e volte a correr. Assim você recupera o fôlego e não vai sentir vontade de parar e desistir na metade do percurso.

Trilha sonora perfeita

Treinar com suas músicas favoritas trazem uma sensação de bem-estar e isso vai fazer com que você consiga completar suas tarefas, sem parecer um sacrifício tão grande.

Músicas muito animadas, com alta frequência de batimentos por minuto, acabam estimulando o corpo a entrar no ritmo. :blush:

Conte com a família ou amigos

Às vezes precisamos da ajuda dos universitários, não é mesmo? Chamar uma amiga, um amigo ou parente para treinar junto com você pode ser bom, especialmente quando bater a tal da preguiça. Sabendo que você tem um compromisso com outra pessoa, dificilmente você vai desmarcar.

Mantenha o mesmo horário

Os hábitos acontecem pela familiaridade dos acontecimentos. Isso inclui também o horário. Veja em qual momento você percebe render mais nos exercícios: se é de manhã, na hora do almoço ou à noite. Quando virar uma repetição, vira rotina e vira hábito.

Não desista

Ficar na zona de conforto é o que a gente mais faz, e nos primeiros momentos vai vir aquela vontade de parar. Mas você precisa ficar firme no seu propósito e persistir. Vai valer a pena.

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