Tem dias em que a garganta fica meio mal e precisamos daquele alívio momentâneo até a ida ao médico. Para isso, podemos contar com a ajuda da natureza, que faz verdadeiros milagres com seus “remédios naturais”. Vamos a eles?

O top dos tops: própolis

A gente não cansa de enaltecer esse composto. Suas propriedades anti-inflamatórias, além de acalmarem a garganta irritada, trazem sossego para quem está tossindo sem parar.

O extrato de própolis é o mais utilizado, podendo ser em gotas, diretamente na garganta, ou diluído em chás.

Misturado com mel é imbatível, basta dissolver 30 a 40 gotas em água com mel. Vai ajudar também, e muito, na sua imunidade.

Gengibre

Esse é outro potente anti-inflamatório do qual já falamos por aqui. Cru, no chá ou em pastilhas, o gengibre também acalma a garganta inflamada. Em forma de chá, é o uso mais comum.

A receita é bem simples. Coloque 1 cm de gengibre e uma xícara de água em uma panela e deixe ferver. Depois tampe a panela, deixe descansar por 10 minutos e então é só coar e beber.

Se você está no trabalho, na faculdade ou na rua e não tem como fazer essa mistura, basta passar na farmácia e comprar seu potinho mágico de Valda Mais. O melhor é que tem gengibre e própolis juntos.

Vinagre de maçã

Muita gente utiliza o vinagre de maçã na hora de cozinhar, mas, por ser um antibactericida natural, se torna um ótimo aliado no combate à dor de garganta.

Acrescente 1 colher de café de vinagre em um copo d’água e faça gargarejos com essa mistura.

Camomila

Essa plantinha é maravilhosa para quem quer se acalmar e relaxar. Seu poder de relaxamento também é ótimo para os músculos da garganta, sabia? Experimente fazer esse clássico chá. Vai se acalmar rapidinho.

Cravo e canela

Essa dupla, que é um sucesso nos quitutes de festa juninas, também faz maravilhas para o alívio de uma garganta inflamada. O cravo é um bom analgésico devido a uma substância presente nele, chamada “eugenol”.

Quando os cravos são mastigados, esse óleo é liberado, anestesiando a dor. Pegue dois deles, deixe-os amolecerem dentro da boca e depois mastigue.

A canela também ajuda nesses momentos. Pegue dois pauzinhos, jogue em água quente e deixe agir por uns 10 minutos.

Escreva um comentário