Os alimentos diet são aqueles isentos de algum componente em relação à versão tradicional, que pode ser açúcar, sal, proteína ou gordura. Eles são destinados às pessoas que têm alguma restrição alimentar a determinado elemento.

Consumir alimentos diet pode não ser o ideal para o seu objetivo. Isso porque esse tipo de produto é destinado a públicos específicos que precisam restringir a alimentação.

Mas afinal, eles são feitos somente para diabéticos? Qual é a diferença para o zero e o light? A fim de esclarecer essas e outras dúvidas continue lendo este post, pois essas questões serão respondidas ao longo dele. Confira!

Alimentos diet para diabéticos

Em geral, as pessoas têm como referência de produtos diet os que não contêm açúcar, sendo esses ideais para diabéticos. Porém, antes de consumir alimentos diet, vale observar no rótulo qual é o ingrediente que foi eliminado da composição.

Isso porque, conceitualmente, podemos considerar diet qualquer alimento que não contém um ingrediente que originalmente deveria ter, e não necessariamente ser isento de açúcar.

Ainda devemos destacar que um produto diet não é obrigatoriamente reduzido em calorias e nem mais saudável, já que para obter textura e sabor parecidos com a versão normal, outros ingredientes podem ser adicionados.

Um exemplo disso é o chocolate diet. Ele contém mais gordura que o tradicional para obter a consistência semelhante. Sendo assim, ele deve ser consumido por quem quer restringir o açúcar, e não por quem quer consumir menos calorias.

Diferença entre diet, zero e light

Esses termos costumam confundir o consumidor que, por sua vez, pode ingerir o produto inadequado para o seu objetivo. A seguir, explicaremos a diferença entre eles:

Diet

Como dissemos, são os produtos que não contêm um ingrediente que está presente na versão original. Segundo a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, se enquadram nesse contexto os alimentos destinados para controle de peso, para dietas com restrição de nutrientes e para ingestão controlada de açúcares.

Zero

Podemos dizer que os alimentos zero também são os sem algum nutriente. No entanto, ele não é destinado para dietas com restrição de componentes, como os diet. A diferença é que essa é uma informação complementar do rótulo e não obrigatória, conforme a legislação.

Light

Já os produtos light têm a redução de, no mínimo, 25% de calorias ou algum nutriente, como sódio, gordura e açúcar, se comparado ao normal. Geralmente, eles são indicados para quem quer perder peso ou reduzir a ingestão de sal, por exemplo.

Adaptação do mercado

Tendo em vista o público que deve restringir a alimentação, seja em açúcar, calorias ou outro componente, a indústria desenvolveu produtos adequados para essas pessoas.

Exemplos disso são as pastilhas e tabletes Valda que têm as versões diet e sem açúcar, podendo ser consumidas por diabéticos.

Como vimos, a indicação para consumir alimentos diet é para quem tem alguma enfermidade, como a diabetes, que deve ter a dieta com ingestão controlada de algum nutriente específico, por exemplo, o açúcar. Portanto, fique de olho nos rótulos e confira se o produto é recomendado para o seu caso.

Gostou deste post e quer ficar por dentro de todas as novidades? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, InstagramTwitter, YouTube, e LinkedIn!

Escreva um comentário