Provavelmente, você já ouviu falar sobre essa campanha que acontece todo ano e é encorajada por diversas instituições de diferentes segmentos. Mas como ela surgiu e qual é a sua importância em nossas vidas?

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, mas foi só em 2002 que começamos a ver os primeiros sinais da campanha aqui no Brasil. O seu principal objetivo é ressaltar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, por isso, neste mês, vemos tantas mensagens incentivando o autoexame e também a mamografia.

Entendendo a doença

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, formando um tumor. Como existem vários tipos de câncer de mama, a doença pode evoluir de diferentes maneiras. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, evitar o uso de bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos.

A prevenção nossa maior parceira

Já é comprovado que a prevenção é a maior aliada contra diversas doenças, e contra o câncer de mama não é diferente. Caso a doença seja detectada ainda nas fases iniciais, aumentam as possibilidades de tratamentos menos agressivos, por isso o autoexame é tão incentivado. Vamos aprender como fazê-lo e embarcar nesta campanha?

Agora que você já sabe como fazer o autoexame, não deixe de praticá-lo regularmente e de compartilhar esta dica com as suas amigas e mulheres que você ama. Fazer o autoexame é um ato de amor-próprio e de cuidado, e, na luta conta o câncer de mama, estamos juntas para fazer a diferença. ♥

Fontes:
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama
https://mdemulher.abril.com.br/saude/outubro-rosa-o-que-e-importancia/
https://www.gineco.com.br/saude-feminina/exames-de-rotina/autoexame-das-mamas/

Escreva um comentário