É só o frio chegar para a preocupação de não ficar doente vir junto. Nessa época, em que a temperatura cai, é comum aparecer uma gripe ali, um resfriado acolá e aquela dorzinha de garganta chata. Então muita gente recorrer à vitamina C. Mas quais são seus benefícios reais e a quantidade certa para tomar diariamente?

O que é a vitamina C

A gente já comentou sobre ela aqui no blog, mas vamos exaltar de novo porque esse nutriente é tudo de bom!

A vitamina C, que tem o nome científico de ácido ascórbico, está presente em vários alimentos, e a gente precisa consumi-la, porque nosso corpo não consegue sintetizá-la sozinho, se tornando essencial em nossa dieta.

Além de ela ser fundamental para o metabolismo de várias proteínas que farão bem para a nossa saúde, essa vitamina é necessária para a síntese do colágeno, outro queridinho que faz maravilhas para a nossa pele.

E claro, é um dos nutrientes mais importantes para a imunidade do nosso organismo, porque ajuda a aumentar a produção dos glóbulos brancos, que são os nossos guerreiros contra a entrada de microrganismos, que podem prejudicar a nossa saúde.

Qual a quantidade certa então?

Isso vai depender da idade e do gênero da pessoa. Bebês de até 01 ano precisam de uma dose diária de 40 a 450 mg. Crianças entre 01 a 08 anos precisam de 15 a 20 mg. Já os adolescentes, de até 13 anos, precisam de 45 mg.

Quando a gente cresce mais um pouquinho, a quantidade varia entre homens e mulheres. Homens a partir dos 18 anos precisam de 90 mg e as mulheres, de 75 mg. Gestantes com mais de 18 anos precisam de um pouco mais, 85 mg, e durante o período de lactação aumenta mais a quantidade, para 120 mg.

Alimentos poderosos em vitamina C

Laranja:

Essa é uma das frutas mais ricas em vitamina C, com 90 mg em uma unidade.

Limão:

Uma limonada geladinha é ótima, ainda mais que em 4 unidades você vai encontrar 110 mg do nutriente.

Manga:

Ela é doce, fica também ótima em sucos e vai turbinar seu sistema imunológico com 90 mg de vitamina C em uma unidade.

Abacaxi:

Frutas cítricas são poderosíssimas em vitamina C e abacaxi também: tem 93 mg, em média, em uma fatia!

Goiaba:

Essa é campeã! Tem 120 mg em uma unidade apenas.

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