Tá aí uma proteína que merece ser exaltada! Já falamos sobre seus superpoderes por aqui, mas tem tanta coisa para dizer que resolvemos voltar com essa maravilha. 😉

O título já entregou de quem estamos falando: o colágeno. Muita gente pergunta se realmente faz diferença consumir o colágeno e qual seria a quantidade ideal por dia. Vamos desvendar esses mistérios agora!

Nosso corpo precisa mais dele do que você imagina

Quando pensamos em colágeno, pensamos em firmeza da pele. Sim, ele contribui para a sua elasticidade, mas faz muito mais que isso. O colágeno também contribui para a boa estrutura e firmeza dos tecidos dos ossos, cartilagens, córnea, ligamentos e tendões.

Essa proteína é também chamada de “reconstrutora” e dá o suporte que o nosso corpo precisa, especialmente pela sua combinação de aminoácidos, como a arginina e a glicina.

Mas o que acontece quando falta colágeno?

Especialmente a partir dos 40 anos, nosso organismo começa a sentir as consequências da diminuição da produção de colágeno.

Nossa pele fica mais enrugada e flácida, mas é preciso prestar atenção, pois a falta de colágeno no corpo pode trazer problemas para a nossa saúde, com o possível surgimento de doenças degenerativas da articulação, como a osteoartrite, que, em casos mais graves, pode até fazer com que a pessoa tenha uma dificuldade muito grande de se locomover.

Quantidade ideal por dia

Os nutricionistas recomendam que as pessoas adultas consumam uma média de 2 gramas por dia de colágeno, para manter a pele com aquela textura firme.

Já para deixar as articulações bem fortes, a quantidade é maior: de 8 a 10 gramas por dia.

Onde encontrar colágeno

Você pode encontrar colágeno, de forma natural, através dos alimentos ou com uma ajudinha extra de suplementos, e, nesse caso, você vai precisar de orientação do seu médico.

Para um dieta rica nessa proteína, acrescente na sua lista carnes, ovos, peixes, feijão, brócolis, ervilhas, cerejas, uvas e também as frutas vermelhas. Ah! Para dar um up ainda maior nessa contribuição, combine com vitamina C.

E claro, aquela dose diária de Valda Colágeno, que é enriquecida com colágeno hidrolisado Verisol, tem só 5 calorias por unidade e é sem açúcar. 😉

Escreva um comentário