O começo deste ano está uma mistura de verão com outono. Ora faz um calorão, ora o tempo fecha, a temperatura cai e a chuva forte vem. Com isso, já viu como fica a nossa saúde, né? Mas para deixar nosso organismo protegido, é bom apostar em certas vitaminas para aumentar a nossa imunidade.

Vitamina C: a campeã

A mais indicada para deixar o sistema imunológico forte e preparado, para proteger a gente contra a entrada de vírus e bactérias. O segredo está na sua ação de produção dos glóbulos brancos, nossos combatentes contra a entrada de vírus e bactérias.

Alimentos ricos nessa vitamina

Dessa lista, você já conhece a laranja, o limão e outra frutas cítricas, que contêm grandes quantidades desse nutriente. Mas talvez você desconheça outros alimentos que também são ricos em vitamina C, como brócolis, tomate e pimentão amarelo.

Um almoço com esses ingredientes e um suco poderoso com essas frutas citadas vão fazer maravilhas pelo seu sistema imunológico.

Valda C não pode faltar

Essa é também mais uma grande aliada para deixar sua imunidade forte, forte. Com ela, é possível suprir a necessidade diária em menos de um pacote.

Vitamina A

Essa vitamina desempenha um papel essencial na renovação de nossas células, contribuindo para o crescimento, a formação dos dentes, a proteção da nossa pele e, claro, a nossa imunidade.

Alimentos ricos nessa vitamina

O fígado de boi traz boas quantidades dessa vitamina e é muito indicado para o fortalecimento do sistema imunológico. Além dele, inclua nesse menu queijo minas, gema de ovo, batata-doce roxa, leite e abóbora.

Vitamina B2

Essa vitamina, que tem o nome científico de “riboflavina”, é também altamente indicada para a melhoria do sistema imunológico. Isso porque esse nutriente, que faz parte do grupo “complexo B”, tem efeito cicatrizante, ajudando na produção de anticorpos.

Alimentos ricos nessa vitamina

O fígado de boi cozido também tem altas quantidades de vitamina B2, assim como iogurte natural, aveia em flocos, ovo cozido e amêndoas.

Vitamina E

Lembra dos glóbulos brancos, sobre os quais falamos anteriormente, que são responsáveis pela defesa do nosso organismo? Eles também são chamados de “leucócitos” e são formados por 5 células, dentre elas o linfócito, que fica ainda mais forte na presença da vitamina E.

Alimentos ricos nessa vitamina

Semente de girassol é um tipo de alimento que traz mais quantidade de vitamina E em sua composição. Depois são as amêndoas, a avelã, as nozes e o amendoim.

Vitamina D

Esse é um dos nutrientes mais importantes para o nosso organismo. Além de proteger, ajuda a fortalecer os ossos e os dentes. Um dos lugares onde você pode encontrar vitamina D é em qualquer local fora de casa, em um banho de sol diário. Só se lembre dos melhores horários: antes das 10h e depois das 16h.

Alimentos ricos nessa vitamina

Você vai ter altas concentrações de vitamina D no óleo de fígado de bacalhau, no salmão cozido, nas ostras e no arenque.

Escreva um comentário