Uma das temporadas mais lindas do ano acaba de chegar! A primavera, além de trazer mais cor e um clima típico de um país tropical, é a estação que nos proporciona uma gama de alimentos deliciosos e super saudáveis! Vamos conhecer alguns deles?

A salada de frutas perfeita

As frutas com certeza são alguns dos principais alimentos típicos desta estação. Você pode encontrar uma variedade imensa delas, como o caju, que auxilia na perda de peso, já que tem pouquíssimas calorias e acelera o metabolismo; a manga, que ajuda na digestão devido à grande quantidade de fibras; a ameixa, que traz uma sensação de saciedade e regula o nível de glicose no sangue; e a jabuticaba, uma fruta tipicamente brasileira e que tem propriedades antioxidantes.

Verde na mesa, SIM

As folhas também chegam com tudo nessa estação, então, para quem não dispensa uma boa salada, opções como acelga, alface, brócolis, chicória, couve, espinafre e repolho, podem ser encontradas com facilidade, além de serem excelentes fontes de fibras.

Saudável desde a raiz

Além das frutas e das folhas, as raízes também ficam super em alta na primavera. Alimentos como beterraba, cenoura, nabo e rabanete, fazem parte desta seleção. Elas são ricas em vitaminas do complexo B e ajudam a manter o prato colorido, porém pouco calórico.

Receitinhas que amamos

Que tal aproveitar que a estação é bem colorida para trazer mais cor também à sua alimentação aproveitando esses alimentos típicos? Vamos a algumas receitas:

Salada Primavera

Ingredientes:

Folhas variadas (chicória, acelga ou alface)
Tomate
Cenoura, repolho e beterraba
Trigo hidratado
Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque as folhas e acrescente o trigo hidratado. Depois, insira os legumes em tirinhas, acrescente o tomate e envolva bem o molho de ervas na salada e finalize com queijo parmesão.

Molho de Ervas

Ingredientes:

1 colher (chá) de açúcar
200 ml de vinagre
200 ml de azeite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de ervas finas
Pimento-do-reino ralada na hora, a gosto

Modo de Preparo (molho de ervas):

Em uma tigela, coloque o açúcar e o vinagre. Misture bem até criar uma consistência homogenia. Então, acrescente a pitada de sal e as ervas finas. Por fim, adicione o azeite em fio e vá misturando rapidamente o molho até homogeneizar mais.

Floresça

Aproveite a chegada da primavera para investir em uma alimentação mais saudável, economizando com os alimentos típicos, assim, além das flores, a vida também ganha um colorido todo especial e repleto de saúde.

Fontes:
https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/saladas-primavera-e-tropical-543044b94d3885046400003f.ghtml
https://alavoura.com.br/colunas/alimentacao-nutricao/chegou-a-primavera-saiba-escolher-os-alimentos-tipicos-da-estacao/
https://www.carrefour.com.br/dicas/casa-e-decoracao/beber-e-servir/comidas-tipicas-de-primavera
https://www.saboravida.com.br/gastronomia/2018/10/25/6-alimentos-tipicos-da-primavera/

Escreva um comentário