É de conhecimento de todos que os poluentes jogados na atmosfera fazem mal ao organismo e também ao planeta, não é mesmo? Mas você sabe quais são os reais riscos da poluição para a nossa saúde e como ela impacta na nossa vida?

A verdade é que ela tem efeitos silenciosos no nosso corpo, além de ser quase impossível escapar dela, principalmente, nos grandes centros urbanos. Por isso, devemos prestar mais atenção nessa questão e tomar atitudes para diminuir os danos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Quais são os riscos da poluição para a nossa saúde?

A poluição do ar é uma das grandes responsáveis pela redução da expectativa de vida e do surgimento de doenças crônicas. Chocante, não é? Enfermidades como a asma e o câncer de pulmão estão na lista das doenças causadas pela poluição atmosférica, seguida por:

  • rinite;
  • bronquite;
  • mal de Alzheimer;
  • inflamação das vias aéreas e dos olhos;
  • mal de Parkinson;
  • envelhecimento precoce;
  • doença pulmonar obstrutiva.

Embora a gente quase não a perceba — porque já estamos acostumados —, ela traz diversos problemas graves à saúde. Como vimos, não são somente as complicações respiratórias, como a maioria das pessoas acha!

Isso porque as partículas de fuligem e impurezas entram nos nossos pulmões e conseguem penetrar na corrente sanguínea, fazendo mal a todo o organismo. Pessoas mais suscetíveis, como crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas, são as mais afetadas.

Como amenizar os efeitos da poluição no nosso organismo?

Bom, mudar para as montanhas ou para o campo provavelmente não é uma opção, certo? Por isso, temos algumas dicas para amenizar os efeitos da poluição no organismo, que englobam a adoção de hábitos de vida melhores, que farão com que o seu corpo sofra menos com as agressões do dia a dia.

Mantenha uma alimentação saudável

O que comemos influi muito na nossa saúde, não é verdade? Mas você sabia que uma dieta balanceada pode prevenir o envelhecimento precoce? Isso mesmo! Os alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, têm substâncias capazes de combater os radicais livres — compostos responsáveis pela morte das células.

Beba água

Você já fez faxina em casa usando apenas um copinho de água? Isso não pode dar certo! O mesmo acontece com o nosso organismo. O corpo precisa de água não só para se hidratar adequadamente, mas também para fazer a limpeza das toxinas.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos aumentam a qualidade de vida e previnem inúmeras doenças, além de liberarem hormônios que dão sensação de prazer e bem-estar. Por isso, praticá-los pelo menos 3 vezes por semana já ajuda, e muito, a evitar os problemas de saúde.

Limpe a sua pele

A pele sofre muito com a poluição que se deposita sobre ela todos os dias. Fazer a higienização com o sabonete comum não é o suficiente, e isso gera um acúmulo de impurezas. Por isso, você deve ter uma rotina de cuidados com a pele que inclui limpá-la com produtos específicos, bem como hidratá-la para protegê-la.

Abandone os maus hábitos

Se é difícil fugir da poluição, imagina agredir mais ainda o organismo fumando ou ingerindo álcool em excesso? É uma questão para refletir, não é? Portanto, se você quer ter mais longevidade, mas tem maus hábitos, abandone-os agora mesmo!

Os riscos da poluição na nossa saúde são muitos. Ela traz inúmeras doenças e complicações — principalmente em casos crônicos já existentes. Então, se você quer manter um corpo saudável e ter longevidade o ideal é tomar as dicas que demos neste post para melhorar a sua qualidade de vida!

Já que você está por aqui, que tal adquirir mais conhecimentos? Leia também o nosso artigo sobre doenças de inverno e descubra como se proteger da gripe, da dor de garganta e de outros males!

Escreva um comentário