O sistema imunológico é importantíssimo para manter o nosso organismo em equilíbrio e a saúde em dia. A gente já comentou por aqui como ele funciona, mas vamos fazer uma recapitulação rápida: esse sistema é, na verdade, uma barreira que nosso corpo forma dentro da gente, através de células, para proteger contra a entrada de vírus e bactérias.

Mas, infelizmente, existem outros fatores que estão em nosso organismo que acabam enfraquecendo esse time. São as doenças. Existem três tipos que merecem uma atenção extra e um cuidado ainda maior, para não deixar quem está contaminado ainda mais fraco.

AIDS

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV. A sigla HIV vem de um termo em português que ganhou o nome de vírus da imunodeficiência humana e AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida.

Uma vez que o vírus se instala no corpo humano, ele não consegue ser eliminado. Mas nem todo mundo que é portador do HIV desenvolve sua síndrome. Uma vez que é diagnosticada sua existência e feito o tratamento, a pessoa pode conviver com ela pelo resto de sua vida sem chegar ao estágio mais avançado da infecção, que é a AIDS.

Quando o vírus do HIV não é tratado, as células do organismo responsáveis pela sua defesa são bastante enfraquecidas, fazendo com que o sistema imunológico seja todo abalado e abrindo caminho para o aparecimento de outras doenças. Um simples resfriado pode fazer muito mal para quem está sofrendo com essa doença.

Por isso, é importante fazer exames periódicos e se prevenir durante o relacionamento íntimo com outra pessoa, com o uso de preservativos.

DIABETES

Os níveis altos de glicose não só prejudicam o bom funcionamento dos rins e da circulação sanguínea dos portadores de diabetes, mas também atacam o sistema imunológico.

Pesquisadores da Universidade de Warwick descobriram que a glicose “engana” essa barreira, fazendo com que ela não consiga perceber a presença de bactérias e vírus. Também foi detectado que os altos níveis de glicose tornam difícil a tarefa do organismo em produzir substâncias que iriam combater essas infecções.

DOENÇAS AUTOIMUNES

O sistema imunológico também pode se confundir e passar a combater as células saudáveis do nosso organismo como se fossem corpos estranhos. Essa confusão acontece quando uma pessoa contrai uma doença autoimune. Existem mais de 80 tipos de doenças, mas as mais comuns são diabetes tipo 1, esclerose múltipla, lúpus, psoríase e artrite reumatoide.

CHECK-UP ANUAL SEMPRE MARCADO NA AGENDA

Para manter a sua saúde sempre em dia, é importante fazer aquele check-up completo no médico, uma vez por ano. Além disso, cuidar da alimentação é também muito importante. Alimentos ricos em vitamina C são sempre muito bem-vindos.

Escreva um comentário