Uma alimentação equilibrada é essencial para manter a saúde em dia, e existem alguns alimentos que em excesso pode prejudicar, e muito, no futuro. Um deles é o açúcar.

Para isso, existem alternativas para quem não resiste a um doce. É o caso do xilitol.

Mas antes, por que o açúcar em excesso faz mal?

Nosso corpo precisa de glicose para o bom funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. E uma das maneiras de conseguir esse componente de forma rápida é através do açúcar.Só que o tipo mais comum consumido é o refinado, e com os aditivos químicos colocados para dar a cor branca e o seu processamento em si, algumas vitaminas e minerais acabam sendo perdidas.

Quando consumimos esse tipo, especialmente, em excesso, dá um trabalho pesado para o pâncreas, que começa a produzir uma quantidade acima do normal de insulina.

A insulina é responsável por trazer o equilíbrio da glicose ou do açúcar no organismo, já que precisamos da glicose, que vem do açúcar, para produzir energia para que nosso corpo funcione corretamente. Quando a insulina começa a ficar em desequilíbrio, passa a causar vários danos à nossa saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, consumimos 50% a mais do que deveríamos de açúcar. Dentre os riscos do uso de muito açúcar na dieta estão o diabetes, a hipertensão e o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Benefícios do xilitol

Para substituir o açúcar refinado, muitos buscam outras opções. Uma delas é o xilitol. Ele é um derivado da xilose, extraída a partir de fibras de algumas plantas, dentre elas a ameixa e o milho. A vantagem do xilitol já começa pelo seu baixo índice glicêmico. Enquanto o de um açúcar normal gira em torno de 60 a 70, no xilitol é de 7.

Como inserir o xilitol na dieta

Por ter um sabor bem doce, ele pode ser facilmente usado para adoçar bebidas e em sobremesas. Mas como tudo sempre tem que ser feito em equilíbrio, recomenda-se que a quantidade máxima diária desse adoçante não passe de 60 gramas.

Ele também consegue suportar temperaturas mais elevadas de cozimento, podendo ser utilizado no preparo de bolos.

E se a vontade de um doce vier enquanto você estiver no trabalho, Valda X. Nossa goma de mascar é a base xilitol, e como ela não produz os ácidos que danificam os dentes, diferentemente do açúcar refinado, auxilia também na higiene bucal.

Escreva um comentário