Nesses meses, enfrentamos clima quente, clima muito frio, chuva, vento e chuva com vento. O resultado para muitos foi uma gripe ou um resfriado de brinde. Mas, se você conseguiu sobreviver a essa estação sem tosse, dor no corpo, febre e garganta inflamada, parabéns!

Para manter seu corpo saudável nessa reta final do inverno, preparamos cinco dicas para dar aquela proteção extra.

Bebeu água?

Sabemos que, quando a temperatura cai, a sede cai também. Mas corpo hidratado é corpo protegido contra a entrada de vírus e bactérias. Por isso, não esqueça de beber, pelo menos, 2L de água por dia.

Mãos sempre limpas

Levar sempre um álcool gel ou algum produto higienizador na bolsa e na mochila é importante, ainda mais nessa época, em que você passa a maior parte do seu tempo em um ambiente fechado. A falta de circulação do ar ajuda a proliferar e potencializar o alcance das doenças.

Cuide da alimentação

Fazer uma dieta que seja rica em nutrientes que fortaleçam a imunidade do corpo é mais que bem-vinda. A recomendação é consumir cinco porções de frutas e vegetais diariamente, sendo três de frutas e duas de vegetais.

No cardápio, você pode incluir frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi (riquíssimas em vitamina C, a qual a gente sabe o quanto é boa na proteção). Vegetais verde-escuros, como brócolis e espinafre, contêm ácido fólico, que ajuda na produção de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela defesa do organismo.

Alimentos ricos em zinco também ajudam no combate a gripes e resfriados. Então inclua nessa lista superpoderosa: carne, cereais integrais, castanhas e leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico.

Fique de olho nas roupas

Quando a temperatura cai, lembramos do casaco e do cobertor esquecidos no armário. Só que é muito importante, especialmente para quem sofre de alergia, deixar essas peças secando ao sol durante um tempinho antes de usá-las. Isso vai ser essencial para eliminar impurezas e microrganismos.

Exercite-se

A preguiça aumenta ainda mais quando o frio chega, mas o exercício físico é fundamental para manter a saúde em dia. No inverno, essa prática só requer alguns cuidados, especialmente se você for treinar ao ar livre. Rosto, pés e mãos são áreas sensíveis e precisam estar protegidas com gorro, óculos, meias e luvas.

Pessoas hipertensas e aquelas que precisam de uma atenção na área do coração precisam de orientação do médico, porque, no frio, acontece um fenômeno chamado de “vasoconstrição”, em que os vasos sanguíneos ficam mais contraídos e a oxigenação pode dar uma diminuída.

Seguindo esses cuidados, você vai passar esse finzinho de inverno com a saúde lá em cima e o alto-astral também.

Acrescente gengibre e própolis na lista

A natureza tem seus “remédios naturais” e dois deles são ótimos para a saúde: o gengibre e o própolis.

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório, diminuindo os sintomas de doenças respiratórias, que ficam piores nessa época do ano. O própolis, por sua vez, ajuda no fortalecimento da imunidade.

E sabe quem tem esses dois lindos? Valda Mais! Corre para garantir o seu. 😉

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