Sabendo que as dores ou acidentes acontecem em momentos inesperados, a maior parte das famílias tem o hábito de manter uma farmacinha completa dentro de casa. Porém, diante dos inúmeros medicamentos existentes no mercado, uma dúvida pode pairar em sua mente: quais são os mais indicados para o porta-remédios? 

E é exatamente esse questionamento que responderemos neste post, indicando 7 produtos que não podem faltar. Mas, antes, vamos mostrar como deve ser montada uma farmacinha ideal. Quer aprender? Então, continue lendo e confira! 

Veja como montar um porta-remédios ideal na sua casa

A primeira dica é escolher um local protegido e que fique fora do alcance de crianças. Ele precisa ser bem arejado e seco, como um armário fechado à chave ou uma prateleira alta.

O ideal é sempre guardar os medicamentos dentro de uma caixa rígida e com tampa, com o objetivo de protegê-los. Mantenha também as embalagens dos produtos e suas respectivas bulas, que auxiliarão nas dosagens corretas para cada caso de emergência. E não esqueça de conferir os prazos de validade! 

Depois das orientações, agora sim vamos aos 7 remédios que não podem ficar de fora da sua farmacinha particular — sempre lembrando que, caso o problema persista ou fique mais grave, é necessário consultar um médico.

1. Remédios para cólica 

As cólicas são velhas conhecidas das mulheres, uma vez que as dores costumam aparecer no período menstrual. Por isso, é sempre bom manter remédios que auxiliam na diminuição das crises. 

Para essa função, podemos citar os anti-inflamatórios, os analgésicos e os antiespasmódicos.

2. Remédios para dor de cabeça 

Quem nunca sentiu aquela dor de cabeça em pleno domingo no fim da tarde? Ou após uma noite ruim de sono? Trata-se de um problema que atinge milhares de lares e que necessita de um medicamento sempre por perto. 

Afinal, ter que sair de casa com dor atrás de um remédio não é nada agradável. Por isso, tenha sempre produtos que combatam as corriqueiras dores de cabeça.

3. Expectorantes

Como muita gente sofre de problemas respiratórios, principalmente nas grandes cidades, os expectorantes são ideais para amenizar a dor em um momento inesperado. Mantenha-os sempre dentro do seu porta-remédios, pois são úteis para toda a família.

4. Pastilhas para garganta

Com a correria do dia a dia, as pastilhas não só aliviam possíveis dores de garganta, como também ajudam a evitar o problema. Trata-se de mais um item indispensável em sua farmacinha.

5. Antigripais

Com a existência de vírus cada vez mais resistentes, a gripe é uma doença que pega muitas pessoas de surpresa, trazendo desânimo, dores no corpo e febre. 

Para combatê-la e, até mesmo, evitá-la, adquira antitérmicos, remédios à base de paracetamol, os já citados analgésicos, além de um termômetro. 

6. Produtos para queimaduras e ferimentos 

De olho nos acidentes que acontecem na cozinha, no quintal ou mesmo durante as brincadeiras das crianças, tenha sempre pomada contra queimaduras, gaze, soro fisiológico, esparadrapo, tesoura, algodão e curativos adesivos.

7. Remédios para contusões e dores musculares 

Com a crescente busca por mais qualidade de vida, é comum que as pessoas pratiquem os mais diversos esportes. Apesar dos inúmeros benefícios das atividades físicas, elas também reservam situações adversas, como dores musculares ou contusões.

Por isso, tenha sempre disponível relaxantes musculares e os já mencionados anti-inflamatórios e analgésicos, assim como uma bolsa térmica, sem falar no gelo dentro do freezer. 

Tenha consciência no uso do porta-remédios

Após montar adequadamente o seu porta-remédios, faça sempre o uso consciente dos produtos, ou seja, a orientação profissional de um médico ou farmacêutico é importantíssima para evitar os males da automedicação. 

Assim, você e sua família estarão constantemente protegidos contra os principais problemas que podem surgir no dia a dia, evitando que eles se agravem ou causem algo mais sério. Portanto, valorize sempre a sua saúde e viva bem!

E aí, gostou do post? Já montou o seu porta-remédios? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a fazer a escolha certa!

Escreva um comentário