Muita vezes a gente se lembra de passar o filtro solar somente no verão. Mas os raios solares, que são nocivos à nossa pele, estão presentes durante as quatro estações do ano, e em dias nublados também.

E não é só isso não. A poluição e as luzes do seu smartphone, computador e tablet também entram nessa lista, tá?!

Por isso, é fundamental manter sua pele protegidinha e sempre segura contra esses inimigos da boa cútis. Se você ainda não está convencido(a), continue lendo esse post que, até o final, você vai colocar o protetor solar na sua rotina diária.

Protegendo a pele além dos dias ensolarados

O calor é sempre aquele alerta de que precisamos proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

A exposição, por muito tempo, ao raio UVA produz em nosso corpo radicais livres, que alteram o colágeno e a elastina, resultando no envelhecimento precoce. Já o raio UVB causa aquela vermelhidão chatinha, chegando até a queimaduras.

Mas o problema é quando estamos no frio e em dias nublados, que o sol não está tão forte e a gente acaba se esquecendo de que precisamos ter os mesmos cuidados.

Os efeitos da radiação solar são os mesmos, e o risco do aparecimento de vermelhidão, bolhas, manchas, rugas e até o tão temido câncer de pele também.

Poluição da cidade também faz mal à pele

A poluição é um vilão para a nossa pele desprotegida. Não vamos encontrar radiação nela, mas a poeira e a fumaça também são grandes inimigas do colágeno. Para se ter uma ideia, as consequências de uma pele sem filtro solar no dia a dia de uma cidade grande são as mesmas de quem fuma cigarro.

Isso porque a sujeira obstrui os poros e aumenta o chamado “estresse oxidativo”. Aí aquela pele sem brilho nem firmeza e opaca dá as caras.

Até o seu smartphone está na lista

Existe outro tipo de radiação que pode danificar a pele a longo prazo. É a chamada “luz visível”, presente na tela de celulares, notebooks e tablets. Como a gente fica com o rosto muito próximo a esses aparelhos, os danos são maiores.
Essa luz não causa queimaduras, como no caso dos raios UVA e UVB, mas pode trazer manchas à pele e acelerar seu envelhecimento.

Vitamina C + filtro solar = dupla salvadora

Antes que você entre em desespero, calma, pois tem solução para proteger sua pele e mantê-la sempre linda. A combinação do filtro solar com a vitamina C faz maravilhas! Isso porque a vitamina C é um poderoso antioxidante e ajuda a deixar seu tom de pele mais uniforme e a pele mais iluminada.

Então fica a dica ao sair de casa: filtro solar e Valda C. Sua pele agradecerá.

Escreva um comentário