Sempre que a gente pensa em fibras, lembra logo do intestino. Mas essa substância, presente em certos vegetais, vai muito além de deixar nosso intestino funcionando como um reloginho, e o nosso corpo acaba se beneficiando dele por outras importantes razões.

Desvendando a fibra

Parte do alimento vegetal, as fibras têm uma característica particular: não são digeríveis e resistem firmes e fortes à digestão. Talvez seja por isso que elas causem saciedade e faça o nosso intestino trabalhar ainda mais.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis conseguem armazenar mais água, criando uma espécie de gel durante a digestão. Elas causam uma sensação maior de saciedade, ajudam na formação da flora bacteriana, dão uma controlada na glicose e mandam o colesterol ruim embora em dois tempos.

Já as fibras insolúveis, como o nome já diz, não são solúveis em água. Grãos, cereais integrais e bagaços de frutas possuem muita quantidade delas. As fibras insolúveis também dão aquela sensação de saciedade, mas têm um diferencial: estimulam mais o funcionamento do intestino, se tornando praticamente um laxante natural.

Momentos em que seu corpo grita por fibras

Se você está com dificuldade para dormir, acredite, pode estar associado ao intestino. O desiquilíbrio da flora intestinal favorece a insônia. E como as fibras atuam na flora intestinal, o consumo regular delas pode garantir boas noites de sono.

O aumento do colesterol também pode estar associado à falta de fibras na sua alimentação diária. A fibra aumenta o nível de lipoproteína, que faz aumentar os níveis do “bom colesterol”.

Bateu a fome minutos depois de ter acabado de comer? Pode ser um sinal também. As fibras, como você sabe, dão aquela sensação de saciedade e você evita comer mais do que precisa.

Alimentos ricos em fibras

Para ajudar você a deixar seu corpo funcionando bem, vamos à lista!

Cereais:

Farelos em geral, como aveia, arroz e trigo, são ricos em fibras.

Verduras e legumes:

Acrescente na sua dieta a abóbora, o alho-poró, pimentão, batata-doce, brócolis e couve-flor.

Frutas:

Banana, laranja, uva-passa, damasco, maracujá e uva fazem verdadeiros milagres!

Valda:

A Valda Fibras vai ajudar e muito!

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