As abelhas fazem um trabalho mesmo incrível. Essas pequenas operárias conseguem transformar o néctar e o pólen das flores em mel, cera, geleia real e própolis.

O mel a gente já conhece e ama no café da manhã e no lanche, adoçando frutas e iogurtes. Mas e o própolis? Você conhece as suas propriedades e os benefícios para a nossa saúde?

Se não está tããão familiarizado, a gente dá aquela ajuda de sempre.

Descobrindo o própolis

A natureza é mágica! Com a ação de enzimas, próprias das abelhas, sob a cera e resinas de plantas, o própolis é criado. O interior da colmeia serve como um escudo protetor contra a entrada de bactérias e insetos, e como uma espécie de higienizador, desinfetando as abelhas logo na entrada.

Essa função de “desinfetante” é uma das características mais marcantes do própolis, e nós já notamos isso, tanto que ele é usado como um produto natural antibiótico, anti-inflamatório e antioxidante.

E olha que isso é só uma pequena parte, já que o própolis contém aproximadamente 300 compostos químicos, além de cerca de 60 minerais (como cálcio, ferro e magnésio) e vitaminas como a A, B1, B2 e B3. Uau!

Benefícios? Temos e muitos!

Um up na imunidade

As proteínas contidas no própolis conseguem não só alterar como regular o sistema imunológico, estimulando a produção de citocinas, grupo de moléculas que trabalham os mecanismos da nossa imunidade.

Resultado? Nossas células de defesa ficam mega-ativadas e prontas para eliminar os micróbios.

Dentes também protegidos

Lembra que a gente falou que tem mais de 300 compostos químicos presentes no própolis? Um deles é o fenólicos, que ajuda a proteger o esmalte do dente e prevenir o surgimento de cáries.

Sono em dia

O própolis tem a capacidade de regular o nosso sono e é um ótimo alimento para quem costuma fazer exercícios físicos à noite. Isso porque, quando consumido, ele estimula a melatonina, que é o hormônio do sono.

Garganta sem dor

Se você está com gripe e com a garganta incomodando, encontrará no própolis um anti-inflamatório poderoso, que consegue aliviar a dor em pouco tempo.

Pele de pêssego

Os flavonoides, que também estão no própolis, conseguem dar um tchau, tchau nos radicais livres, que, em excesso no nosso corpo, podem causar a morte precoce das nossas células. O extrato de própolis, por exemplo, é muito usado para eliminar a acne.

Valda Mais tem própolis!

Além do gengibre, cujos benefícios a gente já listou por aqui, a Valda Mais, nosso novo lançamento, traz também o própolis. Agora ficou bem mais fácil incrementar sua dose diária.

Escreva um comentário