Por que dormir mal faz mal também à saúde?

Quando o soninho custa a aparecer, ou não vem, a gente logo sabe como vai ser o dia seguinte. Cansaço, preguiça, dor de cabeça e mau humor são alguns dos sintomas. Mas existem outras consequências que valem a pena conhecer para prevenir problemas futuros. Vamos descobrir?

Sistema imunológico em curto-circuito

Você sabia que a defesa do nosso organismo está ligadíssima ao nosso ciclo de sono? A privação do sono, ou o sono desregular, pode afetar a produção de proteínas essenciais para o organismo que estão ligadas à defesa.

Concentração e aprendizado afetados

É durante a noite que você acaba fixando tudo o que viveu durante o dia, e a diminuição do tempo de sono pode prejudicar essa etapa. Se você tiver mais noites maldormidas, a capacidade de concentração e a memória vão acabar sendo danificadas, a longo prazo.

Atenção ao coração

No momento em que estamos dormindo, a frequência cardíaca e a pressão arterial dão uma reduzida, e isso é muito importante para a saúde do nosso coração. Dormir menos de 6 horas diárias pode contribuir para o surgimento de problemas cardiovasculares, hipertensão e até um princípio de AVC (acidente vascular cerebral).

Dicas para uma boa noite de sono

A quantidade ideal de sono para manter nossa saúde física e mental em dia seria de 6 a 8 horas por dia. Se você não está conseguindo esse tempo e a insônia cisma em aparecer, confira essas dicas:

  • Evite consumir bebidas e alimentos com cafeína à noite. Café, refrigerante e chocolate são um grande não. As bebidas alcoólicas também entram nessa lista, já que elas podem irritar o estômago e ocasionar um desconforto maior na hora de dormir.
  • A temperatura do corpo também influencia, sabia? Temperaturas acima de 26℃ e abaixo de 18℃ deixam o organismo agitado, dificultado aquela soneca boa.
  • Exercícios físicos à noite também não são uma boa ideia. Procure fazer sua corrida ou treino na academia pela manhã ou à tarde.
  • Ver TV ou ficar no smartphone mantém o cérebro em alerta e voltar a deixar relaxado pode demorar muito. Experimente escutar uma música calminha ou fazer uma leitura agradável.
  • Um banho morninho, antes de dormir, pode ser de grande ajuda para trazer aquele soninho bom.

E se você estiver constipado(a), Valda Rub

O resfriado é um grande vilão para um sono tranquilo. Para isso, temos uma novidade que vai deixar suas noites bem mais calmas: Valda Rub.

Seu princípio ativo traz uma rápida ação descongestionante, proporcionando alívio imediato, deixando você respirar e dormir bem melhor.

Boa noite. 😉

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