Essa é uma dupla que consegue proporcionar muito mais que frescor. A cânfora e o mentol possuem propriedades que são pra lá de favoráveis para a nossa saúde.

Quer descobrir quais são? Então continue a ler que você vai se surpreender!

O que é a cânfora?

A cânfora é um óleo extraído do tronco das árvores de mesmo nome. Essa espécie é parente distante da canela e muito usada para fins medicinais. Para ela ser usada, passa por um processo de destilação, até atingir uma forma mais purificada e apta para uso.

Benefícios

Suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e descongestionantes são bastante conhecidas e utilizadas para o tratamento do sistema respiratório e até para dar um up na pele.

Quem sofre de problema gastrointestinal pode contar com a cânfora para ajudar na redução das formações de gases, o famoso pum.

Se você está com gripe ou resfriado e com o nariz entupido, o vapor da cânfora não só ajuda a respirar melhor, como alivia também aquela tosse chata.

Coceira e irritação na pele também não têm vez com a cânfora. Além de proporcionar calmaria a essa área, também pode ser usada no tratamento de rugas, já que esse óleo consegue aumentar a produção de colágeno e elastina.

O que é o mentol?

Todo mundo conhece o frescor da hortelã e é dessa planta que vem o mentol. Sua propriedade refrescante já é conhecida e muito apreciada por quem ama pastilhas e gomas de mascar.

Uma curiosidade é que o mentol consegue “ligar” o sensor de frio em nosso paladar e, por isso, traz aquela sensação de hálito gelado.

Benefícios

Assim como a cânfora, o mentol traz aquele alívio à respiração, reduzindo os efeitos ruins da congestão nasal. O intestino também agradece, pois auxilia na digestão e alivia a azia.

Quer saber o que mais o mentol pode fazer pela sua saúde? Ele é ótimo para dar uma acalmada em dores musculares, e na pele é muito usado para diminuir a acne.

Se você sofre com dores de cabeça, também pode contar com o mentol para diminuir esse desconforto.

Escreva um comentário