“Outono é sempre igual…
…tosse, espirro e dor de garganta até o final”

Bem que a letra de As Quatro Estações, de Sandy & Junior, poderia ser assim. Quando chega essa época do ano, a danada da gripe cisma em aparecer. Para ficar livre disso e aproveitar o Outono como ele merece, seguem algumas dicas.

Mantenha-se hidratado

Não é só no calor que o corpo pede água. Em épocas frias, é ainda mais importante se lembrar de beber líquidos, até porque a gente não sente tanta sede e acaba esquecendo.

O ideal é consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia. Isso também vai ajudar a prevenir um eventual resfriado.

Lavar o nariz com soro

Durante esse tempo, a umidade do ar vai lá para baixo. O ruim é que isso favorece ao ressecamento da mucosa nasal.

O que você não sabia é que a secreção que produzimos possui um anticorpo que barra a entrada de infecções.

Por isso, lembre-se de lavar as narinas com soro fisiológico ao acordar e antes de dormir. Essa rotina vai fazer uma grande diferença.

Casa arejada é uma casa livre de resfriado

Não quer deixar os fungos e os ácaros entrarem na sua humilde residência? É só manter uma boa circulação do ar em todos os ambientes. Verificar possíveis áreas que possam atrair mofo, como banheiro e cozinha, também.

Uma boa solução para tirar o mofo da pia é usar vinagre. Passe com um pano ou vaporizador, deixe agir por 60 minutos e depois limpe com água quente.

Proteína será sua melhor amiga

Você sabia que a proteína é um nutriente poderoso para a produção de anticorpos? Se você seguir uma dieta balanceada, rica em proteína animal e vegetal, como a soja e o grão de bico, vai ficar forte e protegido(a).

Vitamina C? Queremos!

Claro que não podemos esquecer daquela super-heroína no combate às gripes e aos resfriados. A Vitamina C é mais que necessária durante esse período. Você pode tomá-la em comprimido, de forma efervescente ou consumindo um pacotinho delicioso de Valda C.

Com essas dicas, o resfriado nem vai aparecer perto de você.

 

Escreva um comentário