Um sorriso bonito faz muita diferença. Dentes branquinhos e hálito refrescante são indicadores de uma boca saudável. Mantê-los desse jeito requer cuidado e disciplina, mas com essas dicas que a gente vai passar agora, você vai ver que não é um bicho de sete cabeças. 😉

Quantas vezes escovar ao dia?

No mínimo, 3 vezes. O ideal seria a cada refeição que você fizer, mas se não der, pelo menos, após o café da manhã, almoço e jantar.

Especialmente na hora do jantar. Isso porque, durante o sono, nossa boca deixa de produzir saliva e é ela é muito importante para a defesa dos dentes e das gengivas.

Então já viu, né?! Deixar de escovar os dentes antes de dormir é uma porta de entrada para as bactérias, que formam o tártaro e causam as tão temidas cáries.

Escova anda junto ao fio dental

O fio dental é essencial durante a limpeza dos nossos dentes. Isso porque ele consegue retirar os resíduos de alimentos que a escova não consegue alcançar.

Assim como a escova, seria bom o fio dental ser usado após cada refeição, mas caso não seja possível, pelo menos antes de dormir você precisa utilizar.

Enxaguante bucal não substitui a escovação

Por conta da correria do dia a dia, tem muita gente que faz essa troca, mas ela não é muito recomendável não. O enxaguante bucal é um ótimo complemento à escovação, porque ele também pode ajudar a retirar os alimentos que a escova não alcança. Mas o ato de escovar é fundamental para manter os dentes fortes e saudáveis.

Na hora da escolha do enxaguante, as opções que não contenham álcool são as mais indicadas. Composições com álcool podem alterar a flora bucal e as papilas gustativas.

Limpar a língua também, tá?!

A língua é sempre esquecida na hora da higienização da boca e é um dos lugares favoritos das bactérias para “morar”. Por isso, é necessários incluir, nessa rotina, a limpeza da língua.

Pelo menos uma vez por dia, você vai precisar, com um auxílio de um limpador lingual, esfregar e retirar todo os resíduos que por lá ficam. Existem escovas que possuem uma espécie de limpador lingual junto à cabeça. Faça uso delas. 😉

Alimentos amigos

Você sabia que algumas comidas são grandes aliadas da saúde bucal? Elas são chamadas de “alimentos protetores” e “detergentes”.

Os protetores, representados por leite, queijo, milho, amendoim, pipoca salgada, nozes, entre outros, conseguem criar uma barreira entre os dentes e as bactérias.

Já os alimentos detergentes, e nesse time estão maçã, pera, cenoura e outras verduras e legumes crus, têm a função de limpar a superfície do dente enquanto você mastiga.

E se você ama goma de mascar, que nem a gente, temos dois produtinhos que serão bff’s dos seus dentes: Valda X e Tablete Valda Diet. Os dois contêm xilitol em sua composição, um adoçante natural que não produz os ácidos que podem danificar seus dentinhos.

Boca saudável, dentes bonitos e você com aquele sorrisão feliz!

Escreva um comentário