Ela já foi assunto aqui no blog um tempinho atrás, mas são tantas as suas propriedades, benefícios e utilidades que a cânfora mereceu voltar a ser falada por aqui.

Hoje vamos apresentar essa planta com mais detalhes, e você vai perceber que vai muito além de um ingrediente eficaz para o descongestionamento nasal.

Propriedades

Conhecida cientificamente como Artemisia camphorata Vill. e popularmente como canforeira, cânfora-de-jardim, alcanfor, cânfora-das-hortas ou canforinha, a cânfora é uma planta bastante utilizada como relaxante muscular, devido às suas propriedades calmantes, e em época mais frias, como descongestionante natural.

Suas qualidades terapêuticas vão bem além, se tornando um ótimo cicatrizante, antisséptico, estimulante, antirreumático e anti-inflamatório. Suas propriedades medicinais oferecem inúmeros benefícios à saúde, especialmente sendo usada sob a forma de óleo essencial.

Alguns dos princípios ativos encontrados são o canfeno, que tem características anestésicas, e o álcool borneol, que ajuda no sistema digestivo e na circulação.

Outros benefícios

Por ter propriedades antissépticas e cicatrizantes, a cânfora é bastante eficaz contra frieiras e outros ferimentos, já que forma praticamente uma camada de proteção. Artrite e reumatismo também não terão vez, já que essa plantinha poderosa também tem qualidades analgésicas.

Ela também ajuda no alívio do estresse, devido a seus atributos estimulantes no sistema nervoso.

Outras utilidades

Você sabia que, no final do século XIX, a cânfora fez parte da composição da produção de celuloide, matéria-prima na criação dos filmes fotográficos?

Contra insetos e outros bichinhos inconvenientes, é um inseticida natural e repelente bastante eficaz. Você pode colocar três pastilhas em um recipiente com água e trocar a cada dois dias.

Piolhos também podem ser combatidos com a cânfora. Você pode borrifar o álcool canforado, encontrado com a maior facilidade nas farmácias. Se não achar, não se preocupe: basta colocar pequenos pedaços de cânfora em uma solução com álcool e borrifar no cabelo, para evitar uma infestação de piolhos e lêndeas.

Como um aromatizante natural, a cânfora também é ótima! Misture 100ml de álcool de cereais com 10 gotas do óleo essencial da planta e deixe descansando por 3 dias, mais ou menos. Depois acrescente a água e coloque em um potinho de vidro que você consiga colocar varetas de madeiras, para sugar e levar o cheiro para o ambiente.

Sofre com cólicas? O óleo de cânfora traz um bom alívio. Para melhorar a circulação, o óleo também faz maravilhas.

Escreva um comentário