Chegou aquela época do ano em que o frio bate à porte e cisma em entrar. Se a casa não estiver pronta para recebê-lo, outros convidados indesejáveis podem aparecer, como ácaros, mofo e até gripes e resfriados.

Para evitar esse e outros problemas, está na hora de deixar a casa pronta.

Casa limpa é casa protegida

Durante esse tempo, você pode notar a presença maior de umidade. Isso é um processo natural que pode trazer mais mofo e aumento de ácaros. Esses bichinhos, para quem tem alergia ou doenças respiratórias, não são nada amigáveis.

Sala

Na sala, é preciso fazer uma limpeza minuciosa em cortinas, tapetes e sofás. As cortinas podem ser lavadas na máquina de lavar roupa e os tapetes, dependem do tipo.

Os tapetes persa, por exemplo, que são feitos de fibra vegetal ou animal, não pode ter contato com produtos químicos. E a aspiração deve ser feita semanalmente.

Para o sofá, é importante avaliar o seu material antes de fazer a limpeza. Muitos vêm com uma etiqueta seguida das letras O, W, P ou F, que indicam a melhor forma. Para o sofá de letra O, é recomendada a limpeza com água. A letra W indica apenas um pano úmido e produtos específicos. Já a letra P diz que o ideal é a lavagem a seco, e a letra F, só com profissionais.

Banheiro

Depois que tomar aquele banho quente, o vapor sobe e, com ele, a umidade. Nessa hora, para evitar o surgimento do mofo, é bom passar uma esponja pelo boxe, paredes, pia e piso, para manter tudo sequinho.

Cozinha e quarto

Os armários precisam de atenção especial e, para isso, pode contar com um material baratinho, que garante aquela absorção da umidade: o giz. Mas antes é preciso fazer uma boa limpeza, e o recomendado é uma mistura de água e vinagre.

E para a decoração?

Mantas e cobertores sempre trazem aquele clima aconchegante e ainda são ótimos para você assistir a um filme bem quentinho(a). Dias mais frios pedem uma manta com fio mais grosso, como lã. Em dias mais frescos, escolha o material plush ou microfibra.

Escreva um comentário