A gente ama o eucalipto pelo frescor que ele traz ao hálito, mas essa plantinha maravilhosa tem outras vantagens, e depois que você conhecer vai passar a amar mais ainda. 😉

Mas antes, um pouquinho de história

O eucalipto é bem conhecido aqui no Brasil, mas sua origem vem lá da Austrália, desembarcando por aqui por volta do ano de 1900.

Depois de muito tempo (muito tempo mesmo!), ele passou a ser utilizado em grande escala para o reflorestamento. Só que a indústria farmacêutica percebeu que ali havia algumas propriedades medicinais.

Inspira, respira…

Quem tem problemas respiratórios encontra no eucalipto um grande aliado. Normalmente é feita uma inalação das folhas em um recipiente com água quente. O vapor que sai dá aquela aliviada boa aos pulmões. Em caso de asma, deve-se evitar, pois pode fazer um efeito contrário.

Dias mais tranquilos

O aroma do eucalipto também tem efeito relaxante e é bastante utilizado na aromaterapia, aliviando até dores de cabeça e dores musculares, causadas pelo estresse.

Xô, mosquito!

Para afastar insetos que cismam em ficar em volta da gente, o eucalipto citriodora ajuda. Ele é um repelente natural que já é muito utilizado em países asiáticos para combater esses bichinhos chatos. É só pulverizar a mistura, que deve ser feita com 10% do óleo de eucalipto com 90% do seu óleo veículo carreador.

Que cheirinho bom…

Desodorante natural com eucalipto? Temos também! Como ele tem propriedades bactericidas, é ótimo para essa função. Mas, para isso, você precisará de outros ingredientes para segurar o suor e procurar testar antes em uma pequena área da sua pele, para ver se não vai causar alguma reação alérgica.

Alívio para a garganta

 

Claro que a gente teria que finalizar essa lista com um dos benefícios mais conhecidos dessa folha. O eucalipto tira o desconforto da dor de garganta rapidinho. Você pode fazer um chá, mas se o incômodo aparecer no meio da rua, já sabe: Pastilhas Valda. 😉

Escreva um comentário