O inverno parece estar meio indeciso em alguns lugares aqui do Brasil. Ora faz sol, ora faz muito frio, ora o clima tá muito seco, ora cai muita chuva… Aí já viu o resultado para a nossa saúde, né?!

Nesse momento, a gente recorre aos famosos chazinhos e remédios caseiros da vovó, e o gengibre é um ingrediente que tá sempre lá.

Então vamos descobrir um pouco mais sobre essa raiz poderosa.

Propriedades do gengibre

O gengibre é realmente um “mil e uma utilidades”, pois apresenta propriedades anti-inflamatórias, anticoagulantes, antioxidantes e bactericidas em sua composição.

O segredo está em uma das suas substâncias, conhecida como gingerol, que protege a gente contra a ação de bactérias e fungos. Ah! Também é responsável pelo sabor picante, sua marca registrada.

A raiz também traz outras substâncias que ativam o metabolismo e é rica em vitaminas, como a B6, e em minerais, como potássio, magnésio e cobre.

Agora vamos desvendar os principais benefícios do gengibre.

Gripes e resfriados não terão vez

Para combater os sintomas dessa dupla, que não larga a gente no inverno, dá-lhe gengibre! Para aliviar a tosse e a dor de garganta, um chá do suco do gengibre com mel faz maravilhas. Outro benefício do chá é descongestionar a garganta e o nariz.

Aliás, para as vias respiratórias, o gengibre faz muito bem, especialmente para quem sofre de alergia. Suas funções anti-histamínicas ajudam na estimulação da secreção do muco.

A pele agradece

Sua ação antioxidante ajuda, e muito, a prevenir o envelhecimento precoce. E não é só na pele que você sente a diferença. Os músculos também ganham um aliado contra a dor, especialmente quem sofre de artrite.

Contra-indicações

Como tudo em excesso faz mal, o consumo exagerado da raiz pode causar dor no estômago, para quem tem essa área muito sensível, e não é indicado para quem faz uso de remédios anticoagulantes.

Gestantes devem seguir a recomendação do médico para saber se podem ou não comer gengibre durante a gravidez.

Sua dose de gengibre, direto do bolso ou da bolsa

Se durante o dia você não tiver tempo para preparar um chazinho de gengibre para relaxar, a Valda tem uma novidade: a Valda Mais. Além do nosso amigo gengibre, tem outro bff que também é um “mil e uma utilidades”: o própolis.

Mas isso vai ser assunto para um próximo encontro nosso por aqui… 😉

Escreva um comentário