Um docinho depois do almoço sempre cai bem, não é verdade? O problema é que o excesso de açúcar na alimentação é responsável por diversos transtornos à saúde.

Como se não bastasse o açúcar da sobremesa ou aquele do cafezinho, consumimos grande quantidade desse ingrediente no dia a dia sem que percebamos. Isso porque ele está escondido em produtos industrializados, além do naturalmente presente nos alimentos.

Neste post, vamos falar sobre os malefícios do açúcar para o nosso organismo e como diminuir o seu consumo de forma saudável. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

Os males do excesso de açúcar

Não é de hoje que a ciência fala sobre as doenças causadas pelo açúcar. Além das cáries e todos os danos que elas trazem para a saúde dos dentes e da boca, ainda temos a intolerância à glicose, a diabetes mellitus, a obesidade — que, por sua vez, aumenta as chances de hipertensão —, entre outras enfermidades relacionadas.

Os sintomas de que você está comendo muito açúcar podem ser:

  • dores de cabeça;
  • cansaço;
  • falta de concentração;
  • fome constante.

Por conta disso, é importante consultar um médico regularmente para fazer exames de glicemia e ver se está tudo bem com seu organismo.

Açúcar oculto nos alimentos

Sabia que até o ketchup que você coloca no seu lanche contém açúcar? Pois é verdade! Esse item é adicionado nos produtos não só para adocicá-los, mas também para auxiliar na conservação e realçar o sabor.

Além do mais, algumas bebidas precisam de sal para serem conservadas e dar mais sede no consumidor. Por isso, há uma necessidade de adicionar muito açúcar para que fiquem doces, como é o caso dos sucos industrializados e dos refrigerantes.

Outros alimentos que têm açúcar de forma natural são as frutas e alguns vegetais, como a beterraba e a cenoura. No entanto, eles contêm outros nutrientes essenciais para o corpo e estão longe de serem vilões.

Formas de reduzir o açúcar da alimentação

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão de açúcares deve ser de, no máximo, 25 gramas por dia ou, aproximadamente, 6 colheres de chá.

Mas não pense que essa quantidade representa somente o açúcar que adicionamos nas bebidas ou o do docinho da tarde! Ela também inclui o que está escondido nos alimentos industrializados. Somente os vegetais ficam de fora dessa conta.

Para ajudar você a diminuir o consumo de açúcar e evitar os malefícios causados por ele, trouxemos algumas dicas:

  • utilize os adoçantes naturais, como stevia, eritritol e xilitol;
  • troque a sobremesa açucarada por frutas e compotas sem açúcar;
  • use as frutas secas para adoçar as receitas do dia a dia;
  • deixe os doces e guloseimas para ocasiões especiais;
  • aposte em chicletes, balas e pastilhas sem açúcar para controlar a vontade de doces.

O excesso de açúcar no organismo pode trazer graves consequências para a nossa saúde. Dessa forma, o consumo deve ser limitado a fim de manter o bom funcionamento do organismo e ter mais qualidade de vida e longevidade.

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