Que a vitamina C tem inúmeros benefícios para a saúde, a gente já sabe. Ela ajuda a proteger contra a baixa imunidade, deixa a pele linda e até pode ajudar a regular os níveis de colesterol. O que você pode não saber é que ela faz bem também aos olhos.

Entendendo o processo da catarata

Nosso olho tem uma lente natural, chamada “cristalino”. A catarata é a consequência de uma lesão feita nessa “lente”, fazendo com que fique opaca.

Quem desenvolve essa doença fica com a visão prejudicada, porque começa a enxergar tudo embaçado ou com uma sensação de névoa à sua frente. Se não for tratada, pode até levar à cegueira.

As causas podem ser um problema logo no nascimento (que é bem raro) ou, o que acontece na maioria das vezes, um resultado da velhice. Mas estudos apontam que a vitamina C pode ajudar a evitar esse problema no futuro.

Vitamina C x catarata

Uma pesquisa foi feita em uma universidade de Londres, a King’s College London, e foi apontado que pessoas que participaram desse teste e consumiram vitamina C tiveram um risco menor de desenvolver a catarata, de 33%, em comparação àquelas que quase não consumia esse nutriente.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que, por ser um poderoso antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres, que são moléculas que, em excesso, não faz lá muito bem para nossas células. Entre os benefícios dessa ação estão a boa manutenção do cristalino.

Quantidade de vitamina C para os olhos brilharem

Os médicos recomendam cerca de 90 miligramas para os homens e 75 miligramas para as mulheres. Para deixar essa dieta bem rica, inclua frutas como laranja, limão, manga e abacaxi.

Verduras e legumes também estão na lista:

Tomate, brócolis e espinafre são riquíssimos em vitamina C.

Para completar, aquele pacotinho delicioso de Valda C.

Escreva um comentário