Nariz entupido, espirro, coriza… Pode ser um sinal de sinal de gripe, mas também pode ser sinal de alergia. Os sintomas podem confundir, mas analisando outros sinais você consegue diferenciar um do outro. Se você está com alguns desses sintomas e em dúvida, continue lendo para descobrir.

Alergia

O nosso sistema imunológico, quando percebe algo incomum, começa logo a se defender, certo? No caso da alergia, é uma resposta à entrada de um alérgeno. Os alérgenos são substâncias de origem natural que causam uma hipersensibilidade ao nosso organismo, por conta de o sistema imunológico achar que são perigosas.

São vários os tipos de alergia. O que confunde com a gripe é a do tipo respiratória, em que a mais comum é a rinite e acontece devido à presença de ácaros e fungos, exposição à poeira e mofo. Em casos mais graves, pode provocar o chamado “choque anafilático”, levando a uma grande queda de pressão e muita dificuldade de respiração. Se não for identificada e tratada rapidamente, pode levar a pessoa a óbito.

Os sintomas mais comuns de uma alergia são coceira nos olhos, olhos lacrimejantes, espirros constantes, nariz entupido e escorrendo também.

Como prevenir?

Para evitar que a alegria tome conta, é preciso, primeiramente, olhar para a casa. Uma casa limpa e livre de poeira é uma casa sem ácaros e fungos. Tapetes e tecidos são um prato cheio para esses bichinhos, então é preciso fazer uma limpeza pesada, que ao contrário do que muita gente pensa, não é com aspirador não. Para acabar com alérgenos é preciso limpar com vapor seco.

O purificador de ar também é o melhor amigo para quem sofre de alergia respiratória. Escolha um com filtro HEPA, coloque no quarto e tenha boas noites de sono. Lavar as narinas, ao acordar, também ajuda e muito.

Na dieta, inclua alimentos com vitamina E. Espinafre, amêndoas, semente de girassol e batata-doce são ótimos. Maçã com casca e chá-verde e chá-preto também, porque possuem quercetina, um oxidante que controla um pouco mais as substâncias inflamatórias das células que causam reações alérgicas.

Gripe

A gripe, por outro lado, é a manifestação do nosso sistema imunológico com a chegada de um vírus. Esse vírus também pode causar faringite, amigdalite e laringite.

A gripe também tem como sintoma espirros, nariz entupido e coriza, mas, ao contrário da alergia, vem com outros sinais no pacote, como febre, dor no corpo e de cabeça e cansaço.

Como prevenir?

A alergia respiratória se manifesta em ambientes com poeira. No caso da gripe, o vírus gosta de ambientes fechados e que não tenham boa ventilação.

Lavar as mãos, especialmente depois de utilizar o transporte público, também é uma ótima maneira de prevenção.

Beber água também ajuda bastante, de preferência de 2L a 3L por dia. E já que estamos falando de ingestão de líquido, na hora de consumir alimentos, dê preferência àqueles com vitamina C. Não se esqueça também de levar no bolso ou na bolsa aquele pacotinho maravilhoso de Valda C. 😉

Escreva um comentário