Junto com a estação mais fria e a queda da temperatura, chegam também as temidas doenças de inverno, que atrapalham a produtividade e minam a energia para o trabalho. Entre as enfermidades mais comuns nesse período do ano estão:

Essas doenças são mais comuns nos meses frios por conta da redução da umidade relativa do ar. Como as partículas ficam suspensas e, comumente, os lugares permanecem mais fechados por conta da queda da temperatura, a contaminação ambiental é favorecida. Quando as reduções dos termômetros em um mesmo dia são muito bruscas e há aumento da poluição do ar, o quadro se agrava ainda mais.

A boa notícia é que se proteger de gripes, dores de garganta e outras doenças típicas do inverno é possível. Confira dicas incríveis para se manter saudável na estação mais fria do ano.

Mantenha bons hábitos alimentares

Ter uma alimentação saudável é um hábito que precisa ser cultivado independentemente da estação. No entanto, comer bem deve ser uma prioridade ainda maior no inverno. Dessa forma, você fortalece sua imunidade e evita ser acometido por doenças oportunistas.

Por isso, invista em uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais, privilegiando alimentos ricos em vitamina C, como acerola, limão, laranja e abacaxi. A hidratação também deve estar no seu radar. Beba muita água e não abra mão da prática de exercícios físicos mesmo no frio.

Participe de campanhas de vacinação

A gripe é uma das doenças de inverno mais comuns. Para se proteger, a vacinação anual contra a influenza é, ainda, a forma mais indicada. Ao tomar a vacina você diminui a gravidade da doença e ameniza seus sintomas.

Vale lembrar que a imunização só pode ser feita em crianças a partir de seis meses e deve ser repetida todos os anos, pois o vírus se modifica constantemente.

Previna-se da dor de garganta com balas e chicletes com mentol

Nos meses de inverno, é muito comum que a garganta comece a doer sem nenhum aviso prévio, levando à rouquidão, ao pigarro e ao inchaço na região. Para evitar esse incômodo, cultivar alguns hábitos é importante.

Pratique o autocuidado e não abuse de substâncias como álcool e tabaco. Cuide também da saúde vocal e use balas e chicletes com mentol para evitar e tratar dores de garganta.

Lave as mãos

Outro cuidado para se proteger de gripes, resfriados e dores de garganta é manter as mãos sempre limpas.

Lave-as com água e sabão depois de espirrar ou tossir, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar nariz, boca e olhos.

Evite lugares fechados

Evitar ambientes fechados e aglomerações também ajuda a prevenir as famosas doenças de inverno. Caso entre em um lugar fechado, procure manter o espaço ventilado, com ar circulando, para evitar possíveis infecções respiratórias. O ambiente doméstico exige cuidado redobrado: além de deixar as janelas abertas, garanta que os cômodos recebam luz solar. 

Siga as nossas dicas para prevenir doenças de inverno e mantenha sua saúde em dia mesmo no período mais frio do ano. Agora é com você!

Ajude sua rede de contatos compartilhando nas suas redes sociais essas dicas para prevenir doenças de inverno!

Escreva um comentário