A nossa rotina, especialmente durante esse momento que estamos passando em casa, mudou bastante. Além das tarefas diárias do trabalho, temos as tarefas de cuidados da casa e a dos filhos também.

Nessas horas, parece que o tempo voa e que não está dando para fazer tudo, né? Mas, com uma boa organização você vai ver que tudo se ajeita. Temos algumas dicas para ajudar você nessa missão. 🙂

Crie listas

Pense, primeiro, nas tarefas que você precisa realizar naquele dia. Desde as rotineiras, como arrumar a cama e preparar as refeições, até àquelas mais pontuais como uma reunião ou uma entrega de projeto, ou relatório.

Organize tudo em uma lista. Existem aplicativos, para smartphones, próprios para o planejamento das tarefas diárias. Você pode até colocar notificações com o prazo de entrega. Isso vai ajudar você não só a lembrar, mas a ir “riscando” o que você já fez.

Comece o dia com exercícios

Para trazer aquela energia que tanto precisamos, para começar o dia, nada melhor que um bom exercício. Já falamos aqui no blog sobre alguns treinos que você pode fazer em casa e os seus benefícios.

Os exercícios, logo pela manhã, ajudam a ‘despertar” o cérebro, melhorando a concentração, além de também reduzir a ansiedade.

Estabeleça horários fixos

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes. Como estamos em casa, é natural que a gente tenha a tendência de levantar mais tarde e ir dormir bem mais tarde também. Essa alteração de horário acaba prejudicando nosso rendimento.

Por isso tenha sempre um horário certinho para dormir, de preferência até umas 23h e acorde a partir de umas 07h da manhã, para poder aproveitar bem o dia.

A hora da refeição também conta. Não comece a almoçar umas 15h, 16h ou jantar umas 22h. Comece o dia com um bom café da manhã, faça uma pausa para o almoço, outra para o lanche da tarde e, por fim, o jantar, em horários razoáveis.

Rotina das crianças

Lembra das listas que mencionamos anteriormente? Inclua também as tarefas dos pequenos, dentre seis pilares: acordar, brincar, estudar, almoçar, jantar e dormir. Converse com a criança que você também precisa cumprir suas tarefas e que ele(a) tem que saber o momento que é para vocês brincarem juntos e o momento que precisa trabalhar. Divida o espaço do seu trabalho com um espaço próprio para a criança estudar ou brincar, com livros, brinquedos e material audiovisual próprio para ele ou ela.

Para ajudar você a se concentrar, inclua uma playlist de músicas que acalme e inspire foco. Pegue seu fone de ouvido e comece a trabalhar, sempre de olho no seu pequeno ou pequena.

Tarefas domésticas

Assim como você fazia durante o tempo que trabalhava no escritório, existem tarefas domésticas rotineiras e tarefa domésticas pontuais. Reserve, durante o dia, um tempo para arrumar as camas, preparar as refeições e lavar a louça e deixe para dias específicos outras tarefas como lavar as roupas e limpar a casa.

Divida também essas tarefas com seu parceiro ou parceira e seus filhos, caso eles já tenham idade para poder ajudar em casa. Além de evitar sobrecarga e estresse em você, vai ajudar a criar um senso maior de cuidado e comunidade, em família.

Home Office

Habituar a mente a achar que você está em um escritório, durante essa quarentena, ajuda bastante. Por isso é sempre bom eleger um lugar da sua casa para ser o seu local de trabalho fixo.

Decore como se fosse um ambiente de trabalho, dando preferência a uma mesa que você consiga manter a postura correta e uma cadeira confortável, afinal você irá passar 08 horas por lá.

Comunicar às pessoas que moram com você que você está em horário de trabalho, é também importante. Isso vai evitar interrupções desnecessárias.

E se não der para fazer tudo hoje, está tudo bem

Vai ter dias que você não vai conseguir cumprir tudo que você listou e isso não precisa se tornar um problema interno.

Durante esse período de quarenta estamos vendo muita gente falar sobre produtividade, mas muitas vezes você vai acordar meio desanimado(a) e sem vontade de fazer as coisas e isso é normal. Não somos super-heróis, somos humanos. O importante é não tornar o desânimo uma rotina. Converse com alguém, troque ideias. Você vai descobrir que não está sozinho(a) nessa.

O seu bem-estar, e o das pessoas a sua volta, precisam estar sempre em primeiro lugar.

Fontes: https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2020/04/10-dicas-para-organizar-rotina-em-casa-na-quarentena.html

https://escoladainteligencia.com.br/rotina-do-educador-na-quarentena/

Escreva um comentário