Quando você acorda pela manhã e bebe aquele cafezinho gostoso ou pede um suco natural na hora do almoço, o que você coloca para ficar docinho?

Nós sempre tentamos fugir do vilão chamado “açúcar”, mas nem sempre dá.

São tantas opções que o substituem que fica até difícil escolher, não é?!
Mas não precisa se preocupar tanto, vamos explicar aqui qual é o melhor adoçante para sua bebida ou comida e por que ele é o xilitol.

O nome pode até parecer estranho, mas o xilitol é tudo o que você precisa para não ficar quebrando a cabeça e pensando no melhor para sua saúde, principalmente se você tem taxas de glicemia muito altas e não pode ter o açúcar tão presente na dieta.

Mas o que ele é? Uma solução natural que tem ganhado cada vez mais adeptos. Esse adoçante é extraído de fibras vegetais, como o milho, a framboesa ou a ameixa, e é cerca de 40% menos calórico que o açúcar comum.

Você pode até estar pensando que, com isso, ele deve ter alguma perda no sabor, não é?! Errado! Ele continua tão docinho, só 5% a menos que o açúcar comum, o que já dá para matar aquela vontade de comer uma sobremesa.

Além disso, ele pode ser consumido por diabéticos, pré-diabéticos e por pessoas que querem tirar de uma vez por todas o açúcar da dieta, economizando umas calorias. Quer saber mais? Ele ainda auxilia na saúde bucal.

É isso mesmo! São diversos benefícios, mas será que é só isso? Será que ele não causa nenhum mal?

É sempre bom usar com moderação. Nada em exagero é benéfico para o corpo, então não vá sair colocando xilitol em tudo para substituir o açúcar e comer mais doces como desculpa.

De acordo com pesquisas, o certo é ingerir, em média, 60 gramas de xilitol por dia, mas não de uma vez, pois exceder o valor sugerido pode causar efeito laxativo, o que não é nada legal.

Então por que você deveria tanto consumir?

Os benefícios se sobrepõem. Muitos especialistas confirmam que o uso do xilitol é uma alternativa mais saudável, pois é menos calórico e também tem um impacto menor na glicemia.

Ainda está na dúvida?

Como foi falado anteriormente, ele pode ser usado tanto em bebidas quanto em receitas e na mesma proporção do açúcar comum. Você pode experimentar em um bolo de cenoura, mousse de chocolate ou em uma torta de maçã. Já deu água na boca!

E aí, preparado para colocar o xilitol na sua próxima lista de compras?

Você pode começar com a Valda X, uma goma de mascar com xilitol na composição. Além de não ter adição de açúcar e manter seu hálito fresco, ela auxilia a higiene dos dentes 😉

Escreva um comentário