A fala é uma das formas mais importantes de comunicação e, por isso, é essencial saber usar um tom de voz adequado para cada ocasião — inclusive para garantir seu sucesso profissional. Seus recursos vocais são uma ferramenta poderosa para que você possa se sair bem ao falar em público.

É bastante comum que as pessoas apresentem dificuldade em se apresentar para um grupo de pessoas, mas esse é um problema que pode ser contornado por meio de técnicas de oratória. Essa é uma metodologia que visa o desenvolvimento da fala em público, de maneira que consiga atrair a atenção de seus ouvintes.

Então, podemos dizer que a retórica é a arte de persuadir os interlocutores e que, por isso, tem um foco maior no conteúdo. No entanto, essa forma de comunicação não está necessariamente ligada ao ato de falar diante de um grupo, uma vez que é possível ter um grande poder de persuasão apenas na escrita.

Sendo assim, separamos 4 dicas para você ter um bom condicionamento de voz e conseguir cativar sua plateia. É só continuar a leitura deste artigo para descobri-las!

1. Esteja seguro de seu discurso

O primeiro passo para falar de maneira cativante é ter conhecimento sobre o assunto que será exposto, portanto, estude. Dessa forma, você se sentirá mais seguro e confortável para enfrentar o nervosismo e responder as perguntas que podem surgir.

Para transmitir um conhecimento, é necessário dominá-lo — e, ao responder os questionamentos de quem está ouvindo, criará um vínculo importante de comunicação.

2. Adéque seu tom de voz ao público

Para conseguir a atenção da plateia, é preciso adequar o volume do sue tom de voz para que ele se ajuste à quantidade de ouvintes no local. Quando se fala muito alto, as pessoas se sentem incomodadas e desviam a atenção para outra coisa.

Entretanto, se a sua fala é baixa e rápida demais, você passa uma imagem de insegurança e não consegue ter a simpatia daqueles que estão presentes no local. Por isso, procure um equilíbrio para que todos possam ouvir de maneira confortável.

3. Não deixe a voz esganiçada

Isso acontece quando os músculos da garganta estão comprimidos, deixando a voz mais aguda. Para balancear esse tom, procure bocejar — pois, assim, a faringe se estende e há uma maior passagem de ar, o que ajuda a baixar a sua voz. O ideal é fazer cerca de 20 bocejos antes da apresentação.

4. Pratique técnicas de desinibição

Pessoas mais tímidas costumam falar muito baixo e, por esse motivo, procurar por atividades que trabalhem com a desinibição pode ser uma ótima saída. As aulas de teatro costumam trabalhar bastante nesse quesito, bem como técnicas de voz e postura corporal. Caso tenha mais dificuldades de fala, pode ser o caso de procurar a ajuda de um fonoaudiólogo.

Lembre-se de que se sentir nervoso nessas situações é totalmente normal, o segredo está em dominar o medo de falar em público. Para tanto, se você tiver aquela sensação de boca seca e falta de ar, concentre-se em sua respiração — inspire e expire com calma, prestando atenção no fluxo de ar que entra e sai dos seus pulmões. Isso ajudará você a se acalmar e, consequentemente, conseguirá utilizar seu potencial vocal de maneira mais eficiente.

E aí, percebeu como é totalmente possível regular seu tom de voz? Basta seguir esses passos simples e respeitar seus limites, sempre procurando ajuda quando for necessário. Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes? Então, curta a nossa página no Facebook!

Escreva um comentário