Os benefícios da vitamina C quase todo mundo já conhece. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ela pode ser consumida de diferentes formas. Você vai descobrir algumas e como incorporá-las no seu dia a dia.

Mas antes, um dado importante sobre a vitamina C

A vitamina C, ou o ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel de importância muito grande para o bom funcionamento do nosso organismo. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que conseguem ser dissolvidas em água, e por ter esse aspecto, a vitamina C precisa ser reposta frequentemente, já que é facilmente eliminada pelo nosso corpo.

O que acontece quando não ingerimos a quantidade ideal de vitamina C?

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A ingestão de vitamina C deve ser feita diariamente, já que o nosso corpo não consegue produzir esse nutriente por si só e elimina-o com muita facilidade. Caso a pessoa não consuma a quantidade necessária todos os dias, a saúde logo reclama com o surgimento de fraquezas, dores nas articulações, gengivite, dificuldade de cicatrização e o mais grave: o escorbuto.

O escorbuto é uma doença crônica que pode causar hemorragias e queda de imunidade, levando a infecções bastante sérias.

Vamos falar mais uma vez dos benefícios?

É sempre bom destacar como a sua saúde pode se beneficiar com o consumo diário de vitamina C. Dentre esses benefícios, estão:

  • Seu alto poder antioxidante;
  • O auxílio no bom funcionamento do sistema imunológico;
  • Ser um bom condutor na absorção do ferro;
  • Sua contribuição na formação das fibras de colágeno;
  • Sua ajuda na reparação dos tecidos.
  • Sua atuação na defesa do organismo contra infecções.

Vitamina C nos alimentos

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Você consegue encontrar a vitamina C em vários tipos de alimentos, especialmente vegetais e frutas cítricas. Dente os campeões de quantidade de vitamina C, estão a acerola, o caju, a goiaba, o morango, o tomate, a laranja, o pimentão amarelo e o brócolis.

É importante lembrar que a vitamina C é muito sensível às mudanças de temperatura e até mesmo ao ambiente. Por isso, é mais indicado consumir o produto in natura, lembrando sempre de higienizá-lo da maneira mais adequada e eficiente.

Vitamina C como dermocosmético

Por conta de sua função antioxidante e na superajuda na formação das fibras do colágeno, a pele também se beneficia, e muito, com a vitamina C. Você pode utilizá-la sob a forma de creme, sérum, filtro solar, hidratante e suplementos.

A vitamina C é uma grande protetora contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Por isso, ela é muito usada na medicina dermatológica, para o tratamento de linhas de expressão e rugas, além de para clareamento e redução de manchas.

De manhã, pode ser utilizada junto ao filtro solar, para potencializar ainda mais suas propriedades. À noite, é bom lavar o rosto e passar um hidratante ou sérum.

Sob a forma de gelatina, temos a Valda C

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Para complementar a alimentação, nada melhor que uma bala de gelatina rica em vitamina C.
Com Valda, é possível suprir a necessidade diária em menos de um pacote. Em uma porção de 20 g, você consegue um consumo de 45mg de vitamina C.

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