Durante esse período estamos cuidando mais da nossa saúde física e mental. Seja através da ginástica ou na criação de novos hábitos para manter o foco e a tranquilidade em casa. O cuidado com a pele também merece ser incluído nessa lista e com alguns passos simples você vai garantir aquele brilho todo especial.

Por que é importante cuidar da pele?

A pele é o revestimento do nosso corpo e tem como função proteger contra agentes externos, como a radiação, além de ter outras funções como manter a temperatura ideal para o bom funcionamento do nosso corpo.

Essa nossa “armadura” é dividida em duas camadas: derme e epiderme. A derme está na parte de fora e é a base da epiderme, trazendo colágeno, elastina, proteínas e água. Já a epiderme, está na parte de dentro da pele, e contém queratina e células imunitárias.

Devido à exposição constante da pele com o sol, a poluição e o uso constante de produtos cosméticos, a pele acaba sendo impactada resultando possíveis irritações e o ressecamento.

Por isso que para manter a pele saudável é preciso mantê-la sempre hidratada e com a elasticidade, para continuar protegendo nosso corpo.

Dicas para cuidar melhor da pele

1 – Pense nos melhores horários: a noite é ideal para incluir alguns tratamentos dermatológicos, porque é quando a nossa pele tem maior capacidade para a absorção dos ativos.

Mas não pense que é só antes de dormir que você deve cuidar da pele. Essa rotina de limpeza também deve acontecer logo quando você acorda, complementando com o filtro solar, mesmo estando em casa. A luz do computador e das lâmpadas fluorescentes podem acelerar o envelhecimento da pele.

2 – Trio Limpeza, Tônico e Hidratação: o primeiro passo para manter a pele do rosto sempre saudável é fazer uma limpeza para retirar a sujeira, a sudorese e o resíduo de maquiagem, que acaba entupindo os poros.

Em seguida é hora de aplicar o tônico fácil. Ele vai ajudar a deixar a textura da sua pele mais uniforme, além de restaurar a umidade e trazer mais elasticidade ao tônus muscular.

Para finalizar, o hidratante. O papel dele é manter a umidade, já restaurada pelo tônico. O corpo também precisa de hidratação, especialmente após a limpeza que fazemos no banho.

Importante sempre avaliar qual seu tipo de pele e encontrar produtos que sejam adequados e que possam restaurar o equilíbrio.

3 – Use os produtos naturais ao seu favor: os alimentos podem ser grandes aliados na rotina diária de skin care.

Para hidratar a pele, uma máscara de leite com aveia pode ser uma boa alternativa. É só misturar algumas colheres de aveia com leite até formar uma pasta. Depois você aplica na pele e deixe agindo por 20 minutos, retirando com água morna.

Para o corpo, aposte em uma massagem de creme com abacate e mel. Seu corpo vai ficar hidratado e sua mente totalmente descansada.

5- Esfoliar é preciso: de vez em quando a pele, tanto do rosto quanto do corpo, precisa de um limpeza mais potente para eliminar todas as células mortas. A esfoliação é ideal para isso, fazendo um papel de potencializador para outros produtos, como o hidratante. Uma esfoliação a cada 15 dias já vai fazer uma grande diferença na sua pele.

6 – Beba água: se tem um produto 100% natural e 100% eficaz na saúde da nossa pele, esse produto é a água. Nossa pele também traz em sua composição o hidrolipídico e que tem uma função muito importante, que é a de formar uma barreira de proteção contra a entrada de vírus, fungos e bactérias.

Para manter essa barreira, é necessário beber água porque o hidrolipídico é formado por ácidos graxos e água.

Esses cuidados farão maravilhas para o bem-estar da sua pele.

Fontes: https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/cuidados-com-pele.htm

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/saiba-por-que-e-importante-cuidar-da-pele-durante-a-noite-e-veja-dicas-para-iniciar-o-tratamento-noturno_a588/1

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/04/quarentena-aprenda-uma-rotina-natural-de-cuidados-com-pele.html

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/dermatologista-explica-a-importancia-de-beber-agua-regularmente-e-seus-beneficios-para-a-pele_a1627/1

Escreva um comentário