Ficar em casa tem feito muita gente descobrir novos talentos que nem sabia que existiam. Cozinhar com certeza é um desses talentos escondidos. Se você está com vontade de experimentar esse lado chef e criar receitas incríveis, o primeiro passo é saber limpar apropriadamente legumes, verduras e frutas.

A importância da higienização dos alimentos

Até chegar no supermercado ou no hortifruti, as verduras, os legumes e as frutas passam por um longo caminho. Tudo começa com o seu plantio. Para evitar a vinda de pragas muitas empresas utilizam pesticidas e agrotóxicos e sabemos que essas substâncias não são seguras para o nosso organismo.

Outro fato importante, ainda mais por conta dessa pandemia, é a presença de vírus e bactérias, que podem ficar durante o manuseio de uma pessoa que tenha contraído, por exemplo, o COVID-19 e ainda não saiba.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem mais de 250 tipos de bactérias, fungos ou vírus que podem trazer doenças, por conta da água ou de alimentos contaminados.

Para prevenir um possível contágio ou uma intoxicação alimentar, a água corrente da torneira vai tirar a sujeira do alimento, mas não vai higienizá-lo de maneira eficaz. É preciso ter uma rotina de cuidados maior.

Como higienizar

Lave bem as suas mãos. Esse é o primeiro e mais importante passo.
Esponja e sabão para alimentos com casca. Dar uma boa limpeza nos legumes e frutas com casca, utilizando bucha ou esponja e sabão, ou detergente é fundamental. Lembre-se que a esponja que você utiliza para lavar a louça não pode ser a mesma para limpar os alimentos, ok?
Para os vegetais, água corrente. Deixe a água passar por todas as folhas, retirando aquelas que já não estejam mais tão boas para consumo.
Hora de deixar de molho. Depois de pré-lavados, é preciso preparar uma solução para esterilizar. Uma das opções é o hipoclorito de sódio, um composto químico usado como alvejante. Acrescente uma colher de sopa em 1 litro de água e insira os alimentos, nessa mistura por uns 15 minutos. Não esqueça de verificar se estão todos submersos. Caso não encontre o hipoclorito, pode ser a água sanitária na mesma quantidade e tempo. Para a água sanitária é importante ver no rótulo se ela pode ser usada para a higienização de alimentos. Depois é só lavar bem tudo, com água filtrada, e deixar secar.

Outras dicas úteis

Evitar tossir e espirrar, durante o processo de limpeza, e retirar anéis, relógios e pulseiras são também bem importantes. O alimento que você vai preparar será consumido por você e por outras pessoas, então um cuidado a mais é uma garantia a mais para a saúde de todos. 🙂

Fontes: https://www.huffpostbrasil.com/entry/como-lavar-frutas-e-verduras_br_5d1e17dfe4b01b834732f1a8

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/26/coronavirus-como-higienizar-verduras-e-legumes-para-evitar-a-contaminacao.ghtml

https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2018/03/19/saiba-como-lavar-frutas-e-verduras-para-se-livrar-de-mais-de-250-bacterias.htm

Escreva um comentário