É só aparecer aquele solzão bonito que a gente adora correr para a praia ou piscina, para caprichar no bronzeado. Mas nossa pele, nessas horas, sofre um bocado se não tiver os cuidados certos para sua proteção.

Por isso, é importante deixar a pele protegida e preparada para esses dias de calor.

Atenção ao câncer de pele

Quando a gente fica exposto à radiação ultravioleta (UV), vinda dos raios solares, sem proteção, além das queimaduras, as chances para o desenvolvimento de um câncer de pele aumentam. Ele aparece através de manchas, pintas e sinais na pele ou nas mucosas.

Essa doença acontece quando as células se multiplicam rapidamente, podendo aparecer de duas formas: como câncer de pele melanoma, que vem das células responsáveis pela produção de melanina, ou como câncer de pele não melanoma, que, de acordo com o Ministério da Saúde, é responsável por 30% dos casos de tumores malignos registrados no país.

Top 5 cuidados para a pele no verão
1581078348_0213PostblogCuidadosPeleVeraoBanner1.png

Para deixar a pele protegida e pronta para se divertir nessa época de sol e mar, é bom ter alguns cuidados:

– Protetor solar sempre: 100% dos dermatologistas concordam que, para sair de casa, passar o protetor solar é essencial. Em dias de sol e dias nublados também. O ideal é passar meia hora antes da exposição solar.

– Pele hidratada: depois do banho, é hora de se banhar também com um bom creme hidratante, ainda mais se você quer manter aquele bronzeado em dia.

– Evitar o banho de água quente: quando você coloca a pele em contato com a água quente, a camada de gordura superficial, importantíssima, é retirada. Assim nossa pele fica ainda mais desprotegida. Dê preferência a banhos frios e mornos, no máximo.

– Chapéus e sombrinha: pode parecer extremo, mas em horário de pico, entre 10h e 16h, a radiação solar está mais forte, então ter aliados para proteção, como chapéus e guarda-chuva, ou sombrinha, nesse momento, é uma boa alternativa.

– Limpe a pele com carinho: escolher produtos mais suaves e que não tirem a barreira natural da pele, no verão, é ainda mais importante. Em vez de tirar a maquiagem com demaquilante, opte por uma água micelar.
E dar uma borrifadinha com água termal também ajuda a acalmar a pele.

Vitamina C, sua melhor amiga
1581359184_0213PostblogCuidadosPeleVeraoBanner.png

Você sabia que a Vitamina C, por ter propriedade antioxidantes, pode ser um bom aliado para proteger a sua pele dos efeitos nocivos do sol? Já existem no mercado alguns filtros solares com vitamina C que potencializa essa ação protetora.

Sem contar que durante essa época, que ora faz sol, ora chove, nosso sistema imunológico precisa do reforço da vitamina C. Frutas cítricas e Valda C têm que fazer parte da sua rotina diária, ainda mais no Verão, para deixar a pele e a sua saúde protegidos.

Escreva um comentário