Em dias mais frios, um chá sempre é uma boa pedida. Essa bebida, bastante apreciada lá fora, tem conquistado também os brasileiros. Se você sempre teve vontade de provar, saiba que essa bebida além de ter história, traz inúmeros benefícios para a saúde.

A história do chá

Alguns historiadores dizem que sua origem veio da Ásia, quando o imperador chinês Shen Nung, no ano 2737 a.C., aguardava sua água ser fervida para beber, durante uma viagem. Durante esse tempo, folhas teriam caído dando um toque mais refrescante à água. O imperador gostou tanto que passou a adotar.

O gosto pelo chá foi ultrapassando barreiras geográficas chegando no Ocidente em meados de 1560, conquistando o paladar de portugueses e holandeses, através de suas expedições pelos países orientais.

Os ingleses passaram a adotar a bebida como tradição, de fim da tarde, somente em 1652, pela influência da princesa portuguesa Catarina de Bragança, filha do Rei D. João IV, que ao se casar com o Rei Carlos II, leva o hábito de consumir chá para a corte inglesa.

Tipos de chá

Chá verde

O mais comum do oriente, tem pouca concentração de cafeína e é conhecido por suas propriedades antioxidantes. Ao contrário dos demais, não é preparado com o uso de água fervente.

Chá preto

Possui esse tom devido à forma que as folhas são preparadas, que estão mais oxidadas e fermentadas. Com isso ganha um sabor mais forte. Também possui propriedades antioxidantes e é um ótimo aliado para o sistema digestório, facilitando a digestão, caso ela esteja pesada.

É bastante usado, de forma dermatológica, para o controle da acne e oleosidade da pele.

Chá branco

É o tipo ainda menos conhecido, mas que oferece grandes benefícios à saúde devido a sua concentração de vitaminas B, C, K, cafeína, manganês, potássio e ácido fólio. Suas propriedades ajudam na aceleração do metabolismo e diminuição do colesterol ruim, conhecido como LDL.

Como possui um teor mais elevado de cafeína, é recomendado que seu consumo diário não ultrapasse 02 xícaras.

Chás para ajudar na imunidade

Chá de limão e gengibre

Você já sabe que, por ser uma fruta cítrica, o limão carrega uma boa concentração de Vitamina C, que ajuda e muito no estímulo do sistema imunológico.

Além disso, suas propriedades expectorantes ajudam no combate da secreção que o nosso corpo produz estando gripado.

O gengibre, por suas propriedades anti-inflamatórias, se torna uma excelente combinação com o limão.

Ingredientes para o chá:
1 xícara de água gente
1 colher de sopa de raiz de gengibre ralada
½ limão com casca

Para preparar você deve levar a água para aquecer em uma panela. Depois de aquecida, acrescente o gengibre e após 5 minutos de cozimento, jogue o limão. Adoce com mel, caso ache necessário.

Chá de ginseng

Alguns estudos apontam que essa planta auxilia no equilíbrio do sistema imunológico, aumentando o número de linfócitos e ativando os macrófagos. Essas duas células são importantes guerreiras no combate do organismo contra a entrada de vírus e bactérias.

Para preparar esse chá basta 5 gramas de raiz de ginseng e 250 ml de água. Deixe ferver a raiz na água, por 15 minutos, e depois desse tempo, coe e espere ficar em um ponto morno. Recomenda-se consumir esse chá de 2 a 3 vezes por dia.

Consulte sempre seu(sua) médico(a)

É sempre bom que essas receitas tenham o acompanhamento de um especialista, especialmente para pessoas que possuam alguma doença, no momento, ou que estejam em período de gestação e/, ou amamentação.

Todo cuidado é sempre válido. 😊

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