Cada vez mais, está difícil de se “desligar” quando chega a hora de dormir, não é mesmo? Especialmente com a vinda dos smartphones. É só se deitar na cama, ver um post no Facebook, outro no Instagram, um vídeo no YouTube e, quando você menos espera, já se passaram algumas horas.

Nesses momentos, é importante lembrar-se de que um sono prolongado e tranquilo é essencial para a nossa saúde física e mental também.

Mas qual o tempo ideal de sono?

Isso vai depender muito da idade da pessoa. Os bebês precisam de uma média de 12 a 15 horas por dia; as crianças em idade escolar, de 09 a 11 horas; já os adolescentes, de 08 a 10 horas de sono; e os adultos precisariam de 07 a 09 horas dormindo para terem uma boa saúde.

Benefício número 1 do sono: fortalece o sistema imunológico

Durante as horas que você está dormindo, as células responsáveis pela defesa do nosso organismo recarregam as energias gastas durante o dia. Se você tem uma noite maldormida, o cortisol é liberado, e isso faz com que o sistema imunológico fique com ainda menos energia restante.

Memória em dia

É também através do sono que outras partes do seu organismo se beneficiam. No caso do cérebro, são nossas conexões neurais que recebem a proteína que precisam para manter nossa mente funcionando como um computador no dia seguinte.

Bom humor em dia também

Sabe o cortisol que falamos que faz mal para o sistema imunológico? Ele também contribui para o estresse, aliado à liberação de adrenalina, que ocorre durante uma noite de sono ruim.

Ajuda nos treinos

Se você quer caprichar na academia, pode ter certeza de que precisa uma boa noite de sono. Isso porque, quando dormimos bem, nosso corpo produz o hormônio GH, responsável pelo crescimento. Para os adultos, ajuda a manter o tônus muscular e a dizer tchau ao acúmulo de gordura.

Pessoas com diabetes, importante ler

Um sono com muitas interrupções e que não seja suficiente ao organismo pode fazer com que gere uma resistência à insulina e, ao longo prazo, pode ocasionar o surgimento de diabetes tipo 2, porque durante o sono o corpo também estabiliza os índices de glicemia.

Receita para uma boa noite de sono
  • Mantenha horários regulares para acordar e dormir;
  • Evite o uso do smartphone e assistir à televisão durante à noite;
  • Leia um livro antes de dormir;
  • Recorra ao cheiro da lavanda e tome um chá de camomila;
  • Troque seu colchão e travesseiro regularmente.

Boa noite e bons sonhos.

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