Natal lembra momentos de união, a criançada esperando pelo Papai Noel, decorar a casa com muito pisca-pisca, família e amigos em volta da mesa e, claro, a ceia.

A lista de pratos sempre tem os clássicos: peru, bacalhau, tender e a dúvida de arroz com ou sem passas. Mas que tal aproveitar que já é verão, e o calor tá demais, e acrescentar as frutas cítricas nesse cardápio, para dar uma balanceada e deixar mais leve?

O lado ótimo de ter frutas cítricas na mesa natalina

A época de Natal é também época de dias bem mais quentes que o normal, seguidos de chuvas ocasionais. Então, durante essa mudança de clima, onde a temperatura ora fica alta, ora cai, é melhor cuidar da saúde. Especialmente a dos pequenos, que vão estar se divertindo na praia e na piscina.

As frutas cítricas serão suas grandes aliadas. Recheadas de vitamina C, além de proporcionarem uma proteção extra para nossa imunidade, também auxiliam no rejuvenescimento, melhorando nossa pele e cabelos. É que elas são ricas em antioxidantes, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das nossas células.

E as opções são bem mais do que apenas laranja e limão. Temos o abacaxi, a tangerina, a amora, o kiwi e até o morango e o caju.

Cabe até na decoração!

Você pode saborear as frutas cítricas e também usá-las para a decoração, valorizando nosso Natal tropical, bem brasileiro. Se você percebeu que aquela laranja que tava na sua geladeira já não está mais tão boa para consumo, aproveite para o ambiente.

Corte a fruta em rodelas, seque com um guardanapo e leve ao forno para assar, deixando-as secas. Quando elas estiverem frias, depois de retiradas do forno, borrife com um selador acrílico transparente.

Você pode amarrar com um barbante dourado para pendurar na árvore, usar como enfeite do porta-guardanapo e até fazer uma guirlanda com ela.

Bônus: receita!

Uma receita para a ceia não poderia faltar, né? Que tal o clássico tender de Natal com molho de laranja e mel?

Para o molho, você vai precisar de:

  • 150ml de suco de laranja
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 ramo de alecrim

Fatie o tender e leve ao forno para dourar, de leve. Misture os ingredientes (as ervas precisam estar inteiras, pois serão descartadas depois) em uma panela e leve ao fogo baixo. Depois de deixar o molho ficar um pouco mais frio, descarte os ramos e sirva em cima do tender.

Boas festas!

Escreva um comentário