Um bolo quentinho com calda de chocolate, um sorvete geladinho ou aquela fatia de torta com refrigerante…
É realmente muito difícil resistir às tentações em forma de doces e sobremesas, não é mesmo? Mas tanta doçura pode acabar fazendo mal à sua saúde e seu corpo dá pequenos alertas para você se ligar.

Como o açúcar age no organismo

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O açúcar é criado através da combinação da glicose e da frutose. A glicose é que dá energia ao nosso corpo e ela pode ser encontrada de várias formas. O amido, por exemplo, é uma delas. Batata, pão, lentilha e feijão, todos eles contêm glicose.

Mas a gente acaba se lembrando da glicose mesmo com o açúcar. Porém o gostinho doce que você sente vem mais da frutose, e essa molécula não é tão fácil de ser metabolizada pelos órgãos.

Quem consegue fazer isso é o fígado. Então você ganha energia pela glicose, mas a sobrecarga da frutose faz o fígado converter frutose em gordura e levar essa gordura para o fluxo sanguíneo.

Com isso, você também sobrecarrega o pâncreas, que precisa produzir uma grande quantidade de insulina. A glicemia, que é o açúcar no sangue, também aumenta. Tudo isso gera problemas no seu organismo, chegando a condições mais graves, como um diabetes.

O corpo fala

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Escutar o seu corpo é um passo muito importante para avaliar se você está consumindo uma quantidade muito alta de açúcar. Preste atenção nestes 5 sinais:

1 – Dores de cabeça e enxaqueca: quando o trabalho da insulina é afetado, as artérias se contraem, tentando forçar mais fluxo, surgindo dores de cabeça e enxaquecas constantes.

2 – Acne: as espinhas não são somente o resultado do desequilíbrio hormonal, que acontece, na maioria das vezes, durante a adolescência. O excesso de açúcar também pode causar acne. Mais uma vez, o pico de insulina no organismo é o grande vilão e pode estimular a produção de sebo na pele.

3 – Baixa umidade: você sabia que até o nosso sistema imunológico pode sofrer com o alto consumo de açúcar? Uma alimentação pobre em nutrientes faz com que o nosso organismo fique sem defesa contra gripes e resfriados.

4 – Pressão alta: com o aumento de peso, o coração passa a precisar bombear o sangue com mais força, tendo também maior pressão nos vasos.

5 – Cansaço excessivo: muito açúcar traz muitos picos de energia ao nosso organismo e a sensação de sonolência e cansaço ficam mais evidentes.

Dicas para diminuir o açúcar

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  • Mantenha uma rotina de alimentação, de três em três horas. Quando a gente sente fome, a primeira coisa em que pensa é no açúcar, por ser uma fonte mais rápida de energia.
  • Para manter a glicemia equilibrada, opte por alimentos integrais.
  • Troque o açúcar refinado por outros tipos de açúcar, como o mascavo, e diminua a quantidade. O xilitol é também uma boa escolha para substituir o açúcar refinado. Em vez de comer um chiclete cheio de açúcar, tenha na sua bolsa ou mochila Valda X, que além de ser feita com xilitol, não faz mal aos dentes.

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