Verão tem os clássicos dias de sol muito fortes e um calor que nem se fala. Depois tudo muda, com a chegada de uma frente fria. Chuva, vento e temperatura baixa. Pronto. É a receita perfeita para uma gripe aparecer, se a saúde não estiver em dia.

Se você está com uma pontinha de preocupação, calma. Para deixar o organismo protegido, temos algumas boas dicas de prevenção contra a gripe.

O que o vírus da gripe pode causar na gente?

Esse vilão da saúde atende pelo nome de influenza e é muito sorrateiro. Consegue “passear” pelo ar, e uma tosse singela ou um espirro de alguém, que se esqueceu de colocar a mão na frente, são suficientes para o vírus se espalhar em nosso organismo.

Para tentar lutar contra esse vírus, nosso sistema imunológico começa a criar processos inflamatórios, que acabam deixando o nosso corpo mais quente, surgindo assim a febre.

Nosso aparelho respiratório também sofre e começa a produzir bastante muco, para mandar a doença embora. Aí o nariz começa a ficar entupido e a tosse fica mais constante. Não demora muito para que o corpo comece a reclamar também, com dores nas juntas e na garganta.

A gripe pode durar de 4 a 7 dias, porque depende muito de como o organismo de cada pessoa vai reagir. Se passar de 7 dias, mesmo com tratamento, é muito importante voltar ao médico, porque a gripe pode evoluir para uma pneumonia.

5 dicas para se prevenir
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  • Manter as mãos limpas é o passo número um. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o hábito de lavar as mãos reduz em 40% as chances de contrair gripe e viroses. Em locais fechados e de muito movimento, é importante passar álcool em gel nas mãos assim que sair.
  • Hidratar o corpo é também fundamental. A água ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, porque é um dos componentes do fluido linfático. Esse fluido, presente em nosso corpo por meio do sistema linfático, atua diretamente na defesa do nosso organismo.
  • Tente evitar situações de muito estresse. Você sabia que o estresse pode enfraquecer a nossa imunidade? Isso porque a produção constante de cortisol, que acontece em nosso organismo quando estamos muito nervosos, pode desequilibrar o sistema imunológico.
  • Pratique exercícios. O hábito de treinar, correr ou nadar pode ajudar não só a criar resistência nos músculos, mas também em nossa imunidade.
  • Vitamina C para essa receita ficar completa. Essa vitamina é uma grande defensora do nosso sistema imunológico. Inclua na sua dieta frutas cítricas, vegetais, como o agrião, e umas balinhas de Valda C. 😉

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