É inegável que mascar chicletes é uma delícia. Desenvolver esse hábito ajuda a enganar o estômago quando a fome aperta e refresca o hálito naqueles momentos em que você não tem acesso à escova de dentes. Além de ser uma atividade que acalma, mastigar a guloseima também pode ser positivo para sua saúde e bem-estar.

Entre os benefícios de mascar chicletes estão a melhoria da saúde bucal, a redução do estresse e, até mesmo, o alívio dos sintomas de gripes e resfriados, como a dor de garganta. Desenvolver esse hábito também é uma forma de controlar a ingestão de calorias e melhorar a digestão, evitando azia e refluxo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira 5 benefícios secretos de mascar chicletes e por que você deve sempre ter um pacote da guloseima ao alcance!

1. Melhoria da saúde bucal

Uma das maiores vantagens de ter sempre um chiclete na bolsa é ficar com a saúde bucal em dia. Se a guloseima contém mentol em sua composição é um benefício a mais: a substância proporciona uma ação refrescante, que deixa o hálito mais agradável para você e para os outros. 

Além disso, mascar chicletes sem açúcar contribui para a redução de cáries e placas bacterianas. Para alcançar esses benefícios, no entanto, é preciso escovar os dentes regularmente, usar o fio dental e ficar de olho na saúde bucal de forma geral.

2. Redução do estresse

Em momentos de muito estresse, mascar chicletes pode ser o que você precisa para segurar a raiva e se acalmar. Isso acontece porque, ao mastigar a goma, há redução do nível de cortisol na saliva. A queda do conhecido hormônio do estresse reduz, também, a ansiedade.

Outro benefício da mastigação é o aumento do rendimento cerebral ao realizar atividades simultaneamente e, até mesmo, melhora na memória e dá mais energia por conta do aumento do fluxo de sangue no cérebro.

3. Alívio nos sintomas de resfriados

Ter um chiclete sempre com você é garantia de contar com um aliado e tanto no alívio de sintomas comuns de resfriados e gripes, como acúmulo de muco e de catarro.

A goma de mascar não cura as doenças, mas certamente o ajuda a se sentir melhor, principalmente se a guloseima escolhida tiver algum composto refrescante.

4. Controle de calorias

Quem está sempre de olho no peso pode se beneficiar de mascar chicletes. Além da guloseima ajudar a controlar o apetite e driblar a vontade de comer doces, o ato de mastigar a goma também queima algumas calorias.

Prefira as opções adoçadas com xilitol, que é similar à sucralose, mas tem um terço das calorias.

5. Ajuda na digestão

Um dos melhores momentos para mascar chicletes é logo após uma refeição. Isso porque o ato de mastigar a goma engana o estômago, que acha que mais alimentos serão consumidos. Com isso, produz mais ácidos para a digestão, além de saliva. É especialmente indicado para pessoas que têm azia e refluxo.

Agora que você conhece esses benefícios de mascar chicletes, use o hábito a seu favor, mas sem exagerar. O consumo excessivo do produto pode ter o efeito contrário e fazer mal à sua saúde. 

Curtiu este conteúdo e conhece alguém que pode gostar de conhecer esses 5 benefícios secretos de mascar chicletes? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Escreva um comentário