Em tempos de pandemia e quarentena, olhar para a nossa saúde é fundamental. Não só da nossa saúde física, como da nossa saúde mental também. E vivendo em uma era tecnológica podemos encontrar ferramentas que podem ajudar.
Existem alguns aplicativos, para smartphones, bastante úteis, que vão oferecer informações, dicas e um acompanhamento do que está acontecendo dentro de você. Selecionamos alguns deles para fazer um check up. Vamos lá?


Aqualert


Quando estamos em casa parece que o hábito de beber água declina um pouco, não é mesmo? Para manter você hidratado todos os dias, que é muito importante para o sistema imunológico, o app Aqualert pode ajudar.
Assim que você abre o aplicativo, você visualiza uma página de Peso e Objetivo. Lá você vai inserir seu peso, nível de atividade física, seu gênero e se o dia está ou não quente.
O interessante é que em gênero feminino você pode marcar outros itens como gravidez e aleitamento materno. Depois de colher todos esses dados, ele mostra o quanto de água você deve consumir, minimamente, por dia.
Você pode ajustar o horário de começo e término do consumo e o período para receber a notificação.


Habitica


Nesse momento de quarentena, que tal se divertir enquanto faz os afazeres? Essa é a proposta do Habitica, um aplicativo/game. Com ele você vai criando o seu herói e as tarefas que ele precisa cumprir para ir subindo de nível.
O Habitica divide o que você precisa e quer fazer em 3 seções: Hábitos, Diárias e Afazeres. Hábitos são coisas que você quer adquirir ou perder, como, por exemplo, comer fruta. Cada vez que você come uma fruta você vai sinalizando e ganhando pontos. Diárias são tarefas corriqueiras: lavar a louça, arrumar a cama, realizar as tarefas do dia de trabalho, etc. Já os Afazeres estão relacionados a projetos especiais, que você vai realizar uma vez e precisa de um certo tempo, como, por exemplo, juntar dinheiro para um curso.
A cada tarefa que você fizer você vai ganhando moedas e força e a cada tarefa que você deixar de fazer, tomará um dano. É como um jogo, que você vai passando de nível e evoluindo o seu herói. Você pode também criar grupos para a realização de tarefas juntos.


Receitas Light


Se você faz parte do grupo do salgadinho, refrigerantes e biscoito recheado, esse app vai te ajudar a criar o hábito por uma alimentação mais saudável. Através do Receitas Light você terá um cardápio completo para o café-da-manhã, almoço e jantar.
Tem de misto-quente low carb, a lasanha de frango saudável, passando por brownie fit. As receitas são fáceis de preparar e o aplicativo traz um passo a passo de como fazer bem completinho.
Ah! Tem uma seção especial vegetariana, para todo mundo aproveitar e ficar bem alimentado(a).


Zen


Lembra que a gente falou que é importante também cuidar da saúde mental? O app Zen traz técnicas e exercícios para quem deseja relaxar mais, dormir bem e aprender a meditar.
Pela Terapia Diária você tem uma meditação através do som. É só escolher o que você quer ou o que você esteja sentindo.
Na parte de Conhecimento você entrar em várias seções. Em Programas, você encontrará dicas de vários especialistas sobre determinado assunto, de combate ao stress e a TPM a dicas de alimentação consciente e técnicas de respiração. Em Músicas você encontrará sons para vários propósitos, de dormir ao som do mar a uma playlist de bom dia.


Coronavírus SUS


O Ministério da Saúde criou um app oficial para informar e conscientizar sobre o COVID-19. Você vai encontrar notícias atualizadas, informativos sobre o COVID-19 e como se prevenir, um mapa indicando as unidades de saúde próximas e uma seção, com instruções detalhadas, para quem tenha alguma suspeita de infecção.
Acompanhamento do seu médico, sempre!
Ficar de olho na saúde é muito importante, mas é sempre necessária uma avaliação de um especialista. Por isso, não deixe de mandar uma mensagem para o seu(sua) médico(a) informando o que você esteja passando, caso precise.
Saúde é o que mais desejamos a você, à sua família, aos seus amigos e a todas as pessoas.


E fique bem, porque isso tudo vai passar! 😊


Fontes:

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/6-atitude/3660-oito-aplicativos-para-melhorar-sua-qualidade-de-vida-gadgets-tecnologia-.html
https://www.tecmundo.com.br/software/121512-pocket-9-melhores-apps-cuidar-saude.htm
https://todateen.uol.com.br/aplicativos-cuidar-saude-mental/
https://www.megacurioso.com.br/saude-bem-estar/103941-voce-se-esquece-de-beber-agua-estes-aplicativos-vao-te-ajudar.htm

Escreva um comentário