Recentemente, vimos aqui no blog como podemos incluir o gengibre na nossa alimentação e qual é a importância desse alimento para a nossa saúde. Hoje vamos ensinar 3 receitas deliciosas com esse ingrediente que auxilia no fortalecimento da imunidade e traz diversos benefícios para uma vida mais saudável. Vamos lá?

Salada de cenoura em tiras com gergelim e gengibre

Ingredientes
2 cenouras
1 pedaço pequeno de gengibre
2 col. de sopa de azeite de oliva
2 col. de sopa de shoyu
1 col. de sopa de gergelim tostado

Modo de fazer

Para fazer essa salada maravilhosa que pode servir como uma bela entrada em um almoço especial você deve descascar as cenouras e, usando um fatiador faça fatias longas e finas. Então, descasque o gengibre, pode ser com uma colher mesmo. Em um pote, rale o gengibre e misture-o com o azeite, o shoyu e o gergelim. Adicione as fatias de cenoura, misture e sirva. Fica uma delícia!

Almôndegas de frango com gengibre

Ingredientes

500 g de peito frango moído
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher de (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
1 colher (sopa) de talo lemon grass picado (capim cidró, capim santo) opcional
2 colheres (chá) de gengibre fresco finamente picado
1 dente de alho picado
Sal e pimenta moída na hora a gosto
Folhas de alface pequenas
Cebolinha em fatias finas
1 limão cortado em fatias
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Azeite de oliva para untar a assadeira

Modo de fazer

Este prato é uma excelente opção para aquele almoço especial. Para preparar, preaqueça o forno e unte a forma com azeite de oliva. Após moer o franco ou passá-lo no processador, misture-o em uma tigela com a farinha de rosca, o molho de soja, o amido de milho, a salsinha, o talo do lemon grass, gengibre e o alho. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Molde as almondegas com aproximadamente 2 cm. Para refogar as almôndegas, aqueça bem uma frigideira, coloque o óleo e refogue-as até ficarem douradas em todos os lados, mais ou menos por cinco minutos. Acomode as almôndegas sobre papel absorvente, para que fiquem bem sequinhas. Depois, leve-as ao forno por mais 5 minutos. Para servir acomode as almôndegas em uma travessa ao lado organize as folhas de alface, espalhe cebolinha e coloque as rodelas de limão. Para degustar coloque uma almôndega na folha de alface, regue com limão e coma com as mãos. O arroz também um excelente acompanhamento para este prato.

Bolo de maçã com gengibre

Ingredientes

260 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
200 g (1 xícara e 1/4) de açúcar cristal
50 g (1/4 de xícara) de açúcar mascavo
3 ovos
100 g de manteiga sem sal derretida
2 maçãs verdes médias descascadas e raladas grosseiramente

Calda

3 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de manteiga com sal

Modo de Fazer
Essa receita é perfeita para a sobremesa ou para o momento do café da tarde! Para preparar pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma de furo central, indicamos a de 25 cm de diâmetro. Peneire a farinha, o fermento e a canela, todos juntos em uma vasilha e reserve. Na batedeira, bata os ovos e os açúcares por cerca de 8 a 10 minutos ou até obter uma espuma espessa. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo, acrescente a manteiga gradualmente em fio, intercalando com os ingredientes peneirados. Junte as maçãs e o gengibre ralados e raspe as laterais da tigela para que tudo fique homogêneo.

Despeje a massa na forma e asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure. Deixe amornar na forma por uns 10 ou 15 minutos. Enquanto isso, faça a calda colocando o mel e a manteiga em uma panelinha e levando ao fogo baixo, até que tudo esteja bem derretido e misturado. Não é necessário ferver ou cozinhar, só misturar os dois ingredientes em fogo brando. Desenforme o bolo com cuidado, ainda morno, e pincele-o generosamente com metade da calda. Aguarde uns 10 minutos e pincele o bolo com o resto da calda. O sabor da maçã é bem suave, mas ela deixa o bolo super úmido, as especiarias e o mel que dão aquele sabor especial. Fica muito gostoso! Rende cerca de 8 a 10 porções.

Uma refeição perfeita

Com essas três receitas você pode montar um cardápio maravilhoso para aquele almoço de domingo com a família ou usar as opções para incrementar uma refeição mais simples. Conhece outras receitas com gengibre que fazem sucesso? Compartilhe com a gente!

Fontes:

http://moldandoafeto.com/virgem-bolo-organizadinho-de-maca-e-gengibre/
https://melepimenta.com/2015/08/almondegas-de-frango-com-gengibre.html
http://www.cozinhadalbo.com.br/2014/11/salada-de-cenoura-em-tiras-com-gengibre-e-gergelim/
https://www.receiteria.com.br/receitas-com-gengibre/

Escreva um comentário